A indústria de lentes de contato coloridas ganhou bastante espaço no mercado nos últimos dois anos, e a demanda “funcional” se transformou em demanda por “beleza”. Esse crescimento continuará por muitos anos, segundo Yun Cong, gerente geral da Tmall Medical Health.
A ascensão da economia da beleza se deve principalmente às gerações mais jovens em busca de moda e beleza. Devido aos efeitos da pandemia, a única maquiagem visível é a do olho devido ao uso de máscaras.
De acordo com a Tmall, no primeiro semestre de 2021, a taxa de crescimento anual das lentes de contato chegou a 60%, e a taxa das lentes coloridas atingiu 83%. Outros dados mostram que, durante a pandemia, as vendas de produtos de maquiagem para os olhos aumentaram em 30% a 40%. Em comparação com a taxa de recompra de batom de 20%, a taxa de recompra de lentes coloridas chega a 30% a 50%, tornando-se um item indispensável hoje em dia.
Os dados da Tsingshan Capital mostram que nos últimos cinco anos, a taxa média de crescimento anual das lentes de contato coloridas da China atingiu 41%, ocupando o primeiro lugar do mundo. Em 2020, as vendas para o mercado consumidor chinês ultrapassaram 50 bilhões de yuans, e estima-se que até 2025, o tamanho do mercado da indústria chinesa de lentes coloridas chegará a 50 bilhões de yuans, se tornando o mercado mais importante do mundo.
A busca pela beleza
Como dito anteriormente, de acordo com Yun Cong, a principal razão da explosão do mercado das lentes coloridas é a mudança da demanda “funcional” para “estética”.
Outro fator que influenciou no crescimento desse mercado é a ampliação do grupo de consumidores, mesmo pessoas sem problemas de visão estão adquirindo lentes de contato, juntamente com pessoas que originalmente têm miopia ou outros problemas de visão.
A mudança de hábitos de consumo de baixa frequência para alta frequência também tem um pedaço desse bolo. Antes, as lentes eram vendidas principalmente em uma base semanal. Agora, para atender às necessidades estéticas, os consumidores mudam suas cores com muito mais frequência.
Melhora da qualidade
Responsável da Sigo, Liu Haiyong diz que a taxa de penetração de mercado de lentes de contato no Japão e na Coreia do Sul chega a 30%, enquanto no mercado chinês a taxa é de apenas 5%. Em termos de estilo, cultura ou hábitos, ainda há muita semelhança entre esses países, portanto, ainda há muito espaço para crescimento na taxa de penetração das lentes da China no futuro.
A melhora da qualidade das lentes de contato é um motivo de entrada para um maior crescimento. Yun Cong diz que a recompra das lentes é um fato recorrente entre os clientes, e eles têm uma sensação de fidelidade com a marca que compram. Por isso, quanto mais a qualidade das lentes melhora, maior a chance de recompra pelos clientes.
Fonte: 21st Century Business Herald