Recentemente, além da Weltmeister W6 ter realizado a função de aprendizagem autônomo não tripulado (HAVP, sigla em inglês), e a Xpeng P7 implementado a função de estacionamento por memória (VPA, sigla em inglês) através da atualização do sistema “pelo ar”, Over The Air (OTA sigla em inglês), as outras empresas de automóveis, como a FAW e a Hongqi, também estão prestes a lançar recursos semelhantes.
O sistema faz com que o motorista ensine o veículo a estacionar na vaga. Depois de aprender e entrar no estacionamento, o carro irá dirigir-se a vaga sozinho, sem qualquer operação do motorista durante o percurso.
Nos últimos anos, a rápida difusão da tecnologia de condução automática L2 tem acelerado significativamente o desenvolvimento de carros elétricos e inteligentes.
Ao mesmo tempo, as grandes empresas de automóveis estão acelerando a expansão dos limites de produção do auto condução em massa, como a implementação de um cenário específico de auto condução do nível L4, ou o enriquecimento contínuo das funções de auto condução da classe L2.
Em 2017, a Bosch e a Daimler AG criaram o primeiro sistema de estacionamento não-tripulado da classe L4, produzido em massa no mundo, o que representa uma grande inovação na área de estacionamento automático.
Quando o motorista entra na “zona de desembarque” (por exemplo, na entrada do elevador no parque de estacionamento), pode descer do carro que o veículo já faz automaticamente o estacionamento na vaga sozinho. Com o processo todo sem a necessidade de um segurança, apenas exige que o motorista clicar confirmar no celular.
Como pode ser visto no vídeo publicado pela Mercedes Benz, a cada distância de 3 lugares dentro do parque de estacionamento é instalado um Light Detection And Ranging (Lidar, sigla em inglês), distribuído em ambos os lados da esquerda e direita do caminho. Estes lidar são usados para auxiliar a percepção do veículo, e os módulos Wi-fi incorporados, bem como o equipamento Wi-fi dedicado ao parque de estacionamento, são capazes de comunicar com o veículo em tempo real.
Em 2020, a Mercedes colocou o sistema de manobra automática (AVP, sigla em inglês).
Fonte: IThome; A imagem refere-se o Mercedes S com a função do AVP.
- Xpeng P7 consegue memorizar as rotas de estacionamento de até 1 km, com uma vez de aprendizagem.
Quando o veículo entra no subterrâneo do e chega ao solo do estacionamento, o Xpeng P7, pode-se permitir que o veículo mude para o método de aprender a estacionar na vaga. Neste momento, o motorista precisa conduzir manualmente para dentro da vaga e colocar no parqueamento. Feito isso, o carro alerta ao motorista que está prestes a completar o aprendizado, basta o motorista dar um toque de concluído no celular.
O Xpeng P7 pode aprender informações sobre as rotas de estacionamento em até 100 parques de estacionamento, com uma distância máxima de memorização de 1 km por estacionamento.
Em comparação com o Xpeng P7, após a conclusão do estudo, o Weltmeister W6, permite que o motorista saia do veículo mais cedo e use o celular para controlar o estacionamento do veículo na vaga. Durante o comando no celular exige que o proprietário mantenha a tecla de estacionamento pressionada e que o veículo esteja sempre no campo de visão do motorista. Em caso de emergência, solte a tecla de estacionamento e o veículo parará rapidamente.
Fonte: IThome; A imagem refere-se estacionamento do Xpeng P7 através do celular.
Sensores utilizados para manobrar o carro no estacionamento
O Xpeng foca mais na percepção visual, já o Weltmeister baseia mais na fusão de sensores.
Fonte: IThome, A imagem refere-se o Xpeng.
Fonte: IThome, A imagem refere-se o Weltmeister.
Tradução: Mei Zhen Li
Fonte: IThome