A China Passenger Car Association (CPCA, sigla em inglês) publicou nesta terça-feira, 8 de junho, uma análise sobre o mercado de veículos de passageiros em maio de 2021. Em maio, as vendas a varejo de carros elétricos foram de 185 mil unidades, o que representa um aumento de 177, 2% ano a ano e de 17,4% em relação ao mês de abril. As empresas que venderam mais de 10 mil veículos a varejo são a SAIC-GM-Wuling (33.175 veículos), a BYD (31.908 veículos), a Tesla China (21.936 unidades) e a GACION (10.395). Ao mesmo tempo, as vendas internas acumuladas da Tesla China entre janeiro e maio de 2021 foram 128.588 unidades.
As empresas com vendas por atacado que excedem 10 mil veículos são a Tesla China (33.463 unidades), a BYD (32.131 unidades), a SAIC-GM-Wuling (27.757 unidades) e veículo de transporte da SAIC (11.049 unidades).
A taxa de penetração de carro elétrico para o varejo doméstico foi de 11,4% em maio e de 9,4% entre janeiro e maio, o que representa uma clara melhoria em relação à taxa de penetração de 5,8% em 2020. Em maio, a penetração de carro elétrico em marcas próprias foi de 24,7%; 10,8% de penetração em veículos de luxo; por outro lado, a penetração de veículos elétricos nas principais marcas conjuntas é de apenas 1,7%. De janeiro a maio, 857 mil unidades foram vendidas no atacado, com um aumento de 253,3% ano a ano, e 776 mil unidades foram vendidos a retalho, um aumento de 235,7% ano a ano.
A CPCA disse que, apesar da influência por problemas como a falta de chips, mas não houve uma perda significativa de vendas em carros elétricos. Em fevereiro, a CPCA previu vendas no atacado de 2 milhões de unidades de carros elétricos, tendo aumentado para 2,2 milhões em abril. Desta vez, baseado o resultado consolidado do aumento das exportações impostas por todos os segmentos do mercado interno projeta atingir a 2,4 milhões de unidades.
De acordo com a CPCA, o mercado de veículo de passageiros a varejo atingiu o total de 1,62 milhão unidades em maio deste ano, um aumento de 1,0% em relação a maio de 2020 e um aumento de 3% em relação a maio de 2019, os aumentos de baixa base dos meses anteriores foram praticamente eliminados durante este mês. Em maio as vendas no varejo cresceram 1,0% em comparação a abril, o que é essencialmente estável com o crescimento mensal médio do ano anterior e com os padrões sazonais.
Em maio, a CPCA exportou 107 mil unidades de veículos junto com a Completely Knock Down (CKD, sigla em inglês), um aumento de 250% em relação ao ano anterior, sendo que 14% do total das exportações refere-se aos veículos elétricos. As exportações de marca própria atingiram 80 mil unidades, um aumento de 241% em comparação ao ano anterior, e as exportações de marca conjunta alcançaram 10 mil unidades, um aumento de 68% em relação ao ano anterior. A construção de fábricas no exterior impulsionou a exportação da CPCA e da CKD, com 6840 veículos da Chery Automobile (Chery, sigla em inglês) vendidos em maio, 3639 da Great Wall Motors (GWM, sigla em inglês) e 1425 unidades da SAIC Motor (SAIC, sigla em inglês).
O volume de vendas de veículos elétricos em maio foi de 196 mil unidades, com um aumento de 6,7% em comparação ao mês de abril e um aumento de 174,2% em relação ao mesmo mês de 2020, apresentando uma boa tendência de forte crescimento. Das quais 162 mil unidades vendidas eram veículos a bateria elétrica, um crescimento de 186,1% ano a ano. As vendas de automóvel híbrido plug-in foram de 34 mil unidades, o que representa um aumento de 128,5% ano a ano, ou seja, 17% do total.
Tradução: Mei Zhen Li
Fonte: IThome