Na manhã de 24 de maio, aconteceu a cerimônia de abertura do Projeto de Engenharia Chave Provincial de Shanxi sobre o trem de alta velocidade Maglev, e a construção da linha de testes Datong, sob a direção do laboratório da província de Shanxi, localizada no distrito de Yanggao, foi iniciada. As informações são do Science and Technology Daily.
Reitor da Escola de Engenharia Elétrica e de Controle da Universidade do Norte da China, Ma Tiehua, disse que o trem de alta velocidade MagLev usa tecnologia de levitação magnética supercondutora para se desprender do solo e eliminar a força de atrito, e utiliza dutos internos de vácuo para diminuir significantemente a resistência do ar, podendo, assim, atingir uma velocidade de até 1000 km/h.
Esse “vôo sobre o solo”, proporciona uma viagem extremamente rápida, conveniente, confortável, segura e econômica. Ma Tiehua afirmou que esse trem consegue chegar a uma velocidade de 300 metros por segundo, equivalente à velocidade de uma bala.
O reitor também comentou que o trem possui duas grandes características: dutos praticamente a vácuo e a levitação magnética. A combinaçã dessas duas tecnologias tem um potencial enorme de exceder os limites atuais de velocidade dos trens atuais, de 350 km/h. Os trens do futuro têm potencial para atingir uma velocidade de 1000 km/h, ou até mais, como 3000 ou 4000 km/h.
De acordo com a IT Home, esse projeto está localizado na cidade Datong, província de Yanggao, e a construção de uma linha de testes de grande escala será adiantada. A linha de testes da primeira fase terá um comprimento de 2 quilômetros, enquanto a segunda fase terá 5 quilômetros, e por fim a terceira fase com 15 quilômetros. Após a construção, as linhas serão paralelas às linhas atuais dos trens de alta velocidade, dando espaço para desenvolvimento futuro.
Fonte: IT Home