Entre 2016 e 2020, a China construiu 1096 museus em todo o país. A informação foi divulgada em 25 de maio, pelo Gabinete de Informações do Conselho do Estado, em uma coletiva de imprensa. O vice-diretor da Administração Estatal do Patrimônio Cultural, Guan Qiang, apresentou um relatório sobre a atual situação das diretrizes da reforma e desenvolvimento dos museus, atualmente o quadro geral dos museus chineses tem apresentado uma melhora constante.
De acordo com o relatório, durante o 13º Plano Quinquenal o número de museus documentados aumentou de 4692 para 5788, um crescimento de 23,4%. Os museus nacionais de primeiro, segundo e terceiro níveis (1224), museus privados (1860) e museus gratuitos (5214) tiveram seu número aumentados em 60,2%, 70,6% e 29,9%, respectivamente.
Além disso, a função social do museu também está tendo um bom desempenho, segundo Guan Qiang. Em 2020, museus do país todo fizeram mais de 29 mil exposições, e planejaram mais de 225 mil atividades educacionais. Mesmo na situação restritiva atual, os museus ainda receberam 540 milhões de visitantes, na qual 130 milhões são crianças e adolescentes. Uma nova moda de “Ir ao museu” está se tornando realidade.
Sem falar da gestão administrativa dos museus que melhorou significativamente. O sistema jurídico está sendo constantemente melhorado. Além disso, a Administração Estatal do Patrimônio e os departamentos de educação, assuntos civis e finanças emitem sucessivamente documentos orientadores. Fiscalização de qualidade dos museus também está sendo estabelecida, a inspeção aleatória dupla e uma aberta no campo dos museus tornou-se um meio eficaz de promover a padronização das gestões.
Fonte: 21st Century Business Herald