Tecnologia

Cientistas chineses descobrem micróbios marinhos e enzimas capazes de degradar efetivamente resíduos plásticos

De acordo com a agência de notícias Xinhua, a equipe de pesquisa científica do Instituto de Oceanologia da Academia de Ciências da China obteve com sucesso uma flora bacteriana capaz de degradar de forma efetiva o lixo plástico. Descobriram ainda que, nesse mesmo grupo de micróbios, há uma enzima capaz de degradar plástico de polietileno. O resultado foi incluído recentemente na revista acadêmica mundial “Hazardous Materials”.

A equipe de pesquisas liderada por Sun Chaomin vem desde 2016 coletando diversas amostras de lixo plástico nas águas perto de Qingdao. Depois de uma grande quantidade de exames, os pesquisadores descobriram em uma superfície de um plástico uma flora bacteriana com capacidade de degradação e colonização. Essa flora consegue se desenvolver em um ambiente com lixo plástico de forma decente, cientistas acreditam que as bactérias obtêm energia através da degradação de plástico.

Por isso, a equipe de pesquisa realizou uma minuciosa análise sobre essa flora bacteriana, descobrindo que há 5 tipos de bactérias com população dominante, e através de cultivo individual de cada um dos 5 tipos, foi concluído que 3 espécies possuem poderes de degradação. Os pesquisadores científicos combinaram essas 3 espécies com uma certa proporção e criou com sucesso uma flora bacteriana que consegue coexistir entre si e capaz de degradar efetivamente resíduos plásticos. Essa flora composta tem preferência em degradar plástico de polietileno, capaz de degradar tudo em fragmentos em 2 semanas. Os cientistas confirmaram sua efetividade de degradação através de espectroscopia infravermelha e outros métodos científicos.

Após esse experimento, os pesquisadores estudaram várias enzimas presentes nessa flora que podem estar relacionadas com a degradação dos plásticos, e com combinação de outros elementos se obteve uma nova enzima capaz de degradar plástico de polietileno em 24 horas.

Segundo a mídia, IT home o plástico é uma nomenclatura dada a uma classe de polímeros de alto peso molecular, como polietileno, poliestireno, polipropileno, tereftalato de polietileno e cloreto de polivinila, esses materiais são a “poluição branca” que trazem ao planeta uma grave destruição da natureza.