A WeRide, uma startup de veículos autônomos chineses, quer fornecer serviços de microônibus sem motorista neste ano, disseram funcionários da empresa.
A empresa com sede em Guangzhou, na província de Guangdong, que é apoiada pela japonesa Nissan Motors, disse que seu “robobus” usa tecnologias de direção autônoma de Nível 4, indicando que os veículos são capazes de dirigir sozinhos na maioria das condições sem um motorista de segurança humana.
Han Xu, CEO da WeRide, disse que o “robobus”, que foi desenvolvido em conjunto com o fabricante de veículos Yutong Group, vem sem volante, acelerador e freios. Pode transportar de seis a oito passageiros por vez em estradas abertas nas cidades.
“O novo modo de direção autônomo visa resolver os problemas de transporte dos últimos três a cinco quilômetros. Ele se tornará uma importante infraestrutura da cidade, como água, gás e eletricidade”, disse Han.
“Carros de passageiros com quatro assentos e microônibus com seis a oito assentos se tornarão populares rapidamente. O mercado de robobus é muito maior do que o mercado de bicicletas compartilhadas”, disse ele.
A China revelou um plano em 2019 para impulsionar a direção autônoma no país. O país realizará “a produção em escala de veículos capazes de condução autônoma condicional e a comercialização de veículos autônomos de alto nível em certos cenários até 2025”.
O documento afirma ainda que: “Os veículos inteligentes tornaram-se uma estratégia global e a China tem uma vantagem estratégica no desenvolvimento de carros inteligentes com a indústria automobilística completa e a evolução da tecnologia da informação.”
Em março do ano passado, o Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação lançou padrões de classificação para a direção autônoma na China, o que ajudou a acelerar a indústria de direção autônoma do país.
Para acelerar a comercialização, a WeRide juntou-se ao Yutong Group para lançar 10 “robobus” não tripulados este ano e começou a testá-los em Zhengzhou, província de Henan. Projetos semelhantes também foram iniciados em Guangzhou e Nanjing, na província de Jiangsu.
A empresa planeja expandir ainda mais sua presença para mais cidades neste ano e possui centros de pesquisa e desenvolvimento no Vale do Silício, nos Estados Unidos, e Pequim e Xangai, na China. Ela montou um centro de marcação de dados em Anqing, na província de Anhui, e se expandirá para Nanjing, Zhengzhou e Wuhan, na província de Hubei este ano.
“Não estamos abrindo cegamente um escritório em uma cidade. Cada cidade está inserida com um propósito estratégico e vamos alavancar os recursos locais para acelerar a implementação da direção autônoma”, disse Han.
Li Ruigang, sócio-fundador da CMC Capital Partners, disse que a tecnologia de direção autônoma, assim como os novos veículos de energia, se tornará popular entre os investidores do mercado de ações. Com uma vantagem em tecnologias de núcleo e o desempenho excelente de suas operações de robotáxi, o primeiro de seu tipo na China, o WeRide causou um grande impacto, disse ele.
Fonte: China Daily