Em 8 de fevereiro, o Hospital West China da Universidade de Sichuan, na província de Sichuan, aplicou o primeiro sistema de visitas com robô médico com tecnologia 5G e Realidade Virtual (VR, sigla em inglês), na Unidade de Cuidados Intensivos Cirúrgicos (SICU).
O sistema utiliza a rede 5G, robô médico, câmera panorâmica de 360° 8K, óculos VR 8K e outros meios técnicos para oferecer serviço de visita remota para aos pacientes. Os membros da família só precisam equipar os óculos VR no local designado pelo hospital. O robô médico equipado com uma câmera panorâmica 8K vai automaticamente até o leito do paciente a ser visitado, e com a ajuda da rede 5G de alta velocidade e baixa latência de transmissão é possível realizar uma visita em tempo real.
(Robô médico chegando a sala do paciente)
Dessa forma, a família pode ter o conhecimento da situação do paciente na enfermaria da UTI em tempo real, comunicar-se com o paciente e ter uma experiência imersiva da visita como se estivesse na beira do leito do paciente.
O novo sistema de visitação auxilia a lidar com questão psicológica dos pacientes que ficam sozinhos sob a gestão totalmente fechada da UTI.
“Na próxima etapa, realizaremos também a consulta médica remota 5G+VR e a ronda médica remota”, disse Hu Chenggong, médico chefe adjunto do Departamento de Medicina Crítica do hospital. Ele disse que através do sistema, os médicos podem consultar as informações dos pacientes enquanto conduzem uma comunicação bidirecional com a equipe médica e o paciente, atualizando os status do paciente e estabelecer novas tarefas, realizando uma ronda médica imersivo para a enfermaria remota do hospital.
(Familiar vistando o paciente a distância)
(Familiar vistando o paciente a distância)
Fonte: People’s Daily; Red Star News