Os jogos de assassinatos misteriosos (Murder Mystery games, em inglês e 剧本杀, em chinês) começaram a se popularizar na China recentemente, tanto em grandes cidades como Pequim, Guangzhou e Shenzhen, e nas pequenas cidades. De acordo com as estatísticas de 2019, o mercado industrial de jogo de assassinato misterioso na China, a escala é duas vezes maior do que em 2018, ultrapassando 10 bilhões de yuans (cerca de R$ 8,09 bilhões).
O jogo tem geralmente de 5 a 8 jogadores atuando como personagens do roteiro, na qual, tentam encontrar o assassino através de vestígios espalhados no espaço fechado criado pela loja (local onde se joga). As partidas têm uma duração de 4 a 7 horas e orientadas por um espectador da loja.
O processo de dedução e o mistério dos roteiros de assassinatos satisfazem o desejo dos jogadores de atuar, e também ao hobby de detetive dos jogadores. Além disso, o jogo também fornece uma plataforma social para conhecer mais pessoas e de lazer.
(Jogadores lendo o roteiro e preparando-se para o jogo)
De janeiro a dezembro de 2019, a quantidade de lojas de mistérios de homicídios em todo o país subiu de 2.400 para 12.000. Um proprietário de uma loja disse aos repórteres que a barreira de entrada no mercado não é alta. A maioria das lojas aluga suas lojas em edifícios mais antigos onde os aluguéis são relativamente baratos, o investimento inicial são somente custo de renovações, mão-de-obra e compras de roteiro, cerca de 300.000 yuans é necessário para abrir uma loja nova, e o tempo de retorno do investimento (payback) é aproximadamente de meio a um ano.
E o mercado não para em lojas físicas, o mercado online também é bastante popular, um responsável de uma empresa de jogos misteriosos de homicídio online em Xangai disse que durante a pandemia deste ano, foram adicionados 8 milhões de usuários no seu aplicativo, fazendo com que, em alguns momentos, o servidor não desse conta da alta demanda.
(Cenário criado por uma loja para jogar o roteiro)
Um conjunto de roteiros podem ser vendidos por quase 1 milhão de yuans
Em um estúdio de jogos de mistérios, a responsável disse que um roteiro normalmente pode ser vendido na casa de 100 mil yuans, mas isso inclui todo o lucro do estúdio do roteiro e do distribuidor. “Não são todos os roteiros que podem ser vendidos por milhões de yuans e o lucro depende do custo de produção, se o custo do investimento for baixo, a qualidade do roteiro for boa e a publicidade estiver bem feita, certamente terá o lucro bem avaliado”, disse a responsável.
“Em geral, o distribuidor e o roteirista dividirão os lucros depois que o produto for vendido. Há aproximadamente três tipos de precificação para roteiros, dependendo de como são vendidos: um conjunto de roteiros que pode ser comprado por todas as lojas da mesma cidade geralmente vende por 400-500 yuans; um roteiro limitado à 3 lojas da mesma cidade geralmente é vendido por 1.800 yuans; e um roteiro exclusivo à 1 loja da mesma cidade é de acima de 3.000 yuans”, afirmou a responsável pelo estúdio.
(jogadores durante o jogo)
Fonte: People’s Daily; China News; RED STAR NEWS