Tecnologia

Foguete Long March 8 da China tem o seu primeiro voo com sucesso

O novo foguete chinês Long March 8 fez seu primeiro voo na terça-feira às 12h37 (hora de Pequim), do local de lançamento da nave espacial Wenchang, em Hainan. O foguete enviou cinco satélites em órbita planejada, de acordo com a Administração Espacial Nacional da China (CNSA).

O foguete Long March 8 tem comprimento total de 50,3 metros, pesando 356 toneladas de massa de decolagem. Ele pode transportar uma carga útil de 4,5 toneladas para uma órbita sincronizada com o sol a uma altitude de 700 km. É o primeiro foguete de sustentação média que pode ser lançado na órbita síncrona do Sol (SSO) e nas órbitas de transferência geossíncrona (GTO) enquanto carrega de 3 a 4,5 toneladas, de acordo com a CNSA.

Com o objetivo de desenvolver um foguete reutilizável a longo prazo, os lançamentos futuros do Long March 8 são esperados para decolagem vertical e pouso vertical (VTVL), o que permite que o foguete seja usado para mais de um lançamento para reduzir os custos de missão e os ciclos de lançamento. A tecnologia VTVL deve ser colocada em uso em 2025, de acordo com Wu Yansheng, gerente sênior da China Aerospace Science and Technology Corp.

“O ciclo de lançamento do futuro foguete Long March 8 será reduzido para 10 dias”, disse Duan Baocheng, vice-comandante do foguete Long March 8.

Após a primeira missão interplanetária independente do país, uma missão de teste para lançamentos de estações espaciais e um retorno de amostra lunar, o lançamento do Long March 8 pode ser o último ato da China na exploração espacial até o final de 2020.

O Long March foi desenvolvido e construído pela Academia Chinesa de Tecnologia de Veículos de Lançamento (CALT), uma subsidiária da CASC. Como outros foguetes de nova geração Long March 5, 6, 7, a Long March 8 foi projetado para substituir e atualizar as velhas famílias hipergólicas da China Long March 2 e 3.

 

 

Fonte: Pandaily