eSports (Esportes eletrônicos) e breakdance farão parte do 19º Jogos Asiáticos em Hangzhou 2022. A proposta foi aprovada na quarta-feira durante a reunião da Assembleia Geral do 39º Conselho Olímpico da Ásia (OCA, sigla em inglês), realizada no Sultanato de Omã, Muscat.
Na reunião, o OCA aprovou a proposta apresentada pelo Comitê Organizador dos Jogos Asiáticos de Hangzhou sobre a otimização do programa de competição e adição de mais dois eventos, esportes e breakdance, enquanto mantém os 40 principais eventos inalterados, de acordo com o anúncio. Esports e xadrez pertencerão à mesma categoria de eventos de “títulos intelectuais”, enquanto o breakdance será categorizado como “dança esportiva”.
Além disso, a OCA confirmou que seis títulos de jogos serão adicionados ao evento, enquanto os títulos de jogos específicos a serem jogados durante o evento não foram divulgados.
Isso pode ser um marco para a indústria de esportes eletrônicos, pois se tornou um evento oficial de medalha nos Jogos Olímpicos, após os 18º Jogos Asiáticos de Jacarta em 2018, onde os esportes esportivos foram selecionados como um evento de demonstração.
Existem grandes empresas de esportes eletrônicos com sede em Hangzhou, incluindo LGD Gaming e a equipe de franquia Overwatch da Bilibli, Hangzhou Spark. Bilibili também estabeleceu sua sede de esportes eletrônicos em Hangzhou Future Science Town.
Hangzhou, rotulado como o “Vale do Silício” da China, atraiu vários gigantes de TI, incluindo Alibaba Group, Baidu e NetEase, para estabelecer filiais locais. Hangzhou está abrindo caminho para a frente da corrida pela inovação global em áreas modernas como inteligência artificial, manufatura inteligente, veículos elétricos e comércio eletrônico.
Em geral, é um sinal positivo para a China colocar atividades esportivas no centro das atenções do público, bem como uma boa chance para os Jogos Asiáticos de Hangzhou se conectarem a uma nova geração de fãs.