Tecnologia Economia

Energia Solar da China torna-se a terceira maior fonte de energia do país

A capacidade instalada de geração de energia solar/fotovoltaica superará a da energia eólica ainda no final de 2020, tornando-se a terceira maior fonte de energia do país, segundo Ren Yuzhi, vice-diretor do Departamento de Energia Nova e Renovável da Administração Nacional de Energia. Ele deu a declaração na “Conferência Anual da Indústria Fotovoltaica da China 2020” (CPIA), realizada em 10 de dezembro.

De acordo com os dados até o final de outubro deste ano, a China tem 2,1 bilhões kW (quilowatts) de capacidade instalada de geração de energia, incluindo 1,07 bilhão kW oriundos da combustão do carvão, 370 milhões kW oriundos das hidrelétricas. A energia eólica e solar produziram, cada uma, 230 milhões kW.

Segundo Ren Yuzhi, de acordo com os dados, a estimativa da geração de energia de novas instalações deste ano irá atingir cerca de 35 milhões kW, ocupando em oito anos consecutivos, o primeiro lugar do mundo em termos de produtividade. A capacidade instalada acumulada de geração de energia fotovoltaica no final deste ano atingirá 240 milhões kW. De acordo com este cálculo, a capacidade de produção de energia solar em 2020 aumentará 16,2% ao ano, dessa forma conclui com sucesso as metas do 13° Plano Quinquenal da China (2016-2020), ultrapassando 2,3 vezes da meta estabelecida.

Ren Yuzhi sugeriu que se a China continuar a promover o desenvolvimento da tecnologia fotovoltaica, durante o 14° Plano Quinquenal, o desenvolvimento fotovoltaico precisa mudar de incentivos através de subsídios para incentivos de inovação. Existem vários tipos de inovação, e o fundamental para a indústria fotovoltaica está na inovação tecnológica.

É relatado que o Conselho Nacional de Energia incentivará as empresas a maiores esforços para promover o progresso da tecnologia fotovoltaica e atualização industrial, aumentar os investimentos em tecnologia de fabricação de componentes-chave para preencher a brecha tecnológica. Além disso, continuará a otimizar o processo produtivo de produtos fotovoltaicos e aumentar os investimentos em P&D da rede inteligente de armazenamento de energia fotovoltaica e de controle automático.

Ren Yuzhi também incentiva a redução dos custos através do progresso tecnológico, somente dessa forma, as aplicações no mercado de energia solar continuarão a aumentar e a escala do setor expandir.

 

 

Fonte: caixin.com; The Economic Observer