Recentemente, casos locais de COVID-19 em Qingdao causaram grande preocupação na China. A fonte da infecção foi identificada em dois trabalhadores portuários infectados no porto de Qingdao no final de setembro.
Nenhuma transmissão comunitária ocorreu, e os testes de ácido nucleico em toda a população terminaram hoje.
Na noite do dia 14, Qingdao realizou uma coletiva de imprensa sobre a prevenção e controle da pandemia de coronavírus, mencionando vários pontos relacionados ao trabalho de contenção da transmissão dos novos casos.
Quase 9 milhões de pessoas realizam testes em menos de cinco dias
Em menos de cinco dias, de 11 de outubro, quando três novos casos de infecções assintomáticas locais foram descobertos, até 14 de outubro, às 18h00, Qingdao coletou quase 9 milhões de amostras para testes de ácido nucleico do novo coronavírus. Foram obtidos 541.038.386 resultados, não encontrado novas amostras positivas, exceto os 12 casos confirmados anteriormente.
O Governo de Qingdao garante que todos os 11 milhões da população serão testadas até o dia 16.
O Dr. Zhang Wenhong, especialista que tem orientado autoridades sobre o coronavírus, disse no dia 12: “A China basicamente não tem casos internos de transmissão em todo o país devido a seus esforços iniciais de prevenção e controle da pandemia relativamente bem sucedidos, e mesmo que haja exceções de transmissão local como a de Qingdao, podemos expandir os testes para obter o ‘zero dinamismo’ e alcançar o efeito antiepidêmico mais econômico e eficiente “.
Após mais de meio ano de luta contra a epidemia, a China explorou um conjunto de mecanismos comprovados para combater a epidemia. Os três primeiros casos de infecções assintomáticas em Qingdao foram todos detectados por testes de ácido nucleico no hospital antes dos pacientes apresentarem sintomas. Por sua vez, o teste foi expandido camada por camada para identificar contatos próximos, bloqueando efetivamente a cadeia de transmissão da covid-19.
Fonte: Tencent News