Economia

Tesla processa governo Trump para acabar com tarifas de importação contra China

Tesla apresentou processo no tribunal de Comércio Internacional dos Estados Unidos (EUA), mostrando que as tarifas impostas na importação de peças de carroselétricos importadas da China são ilegais, e exigindo um reembolso dos impostos tarifários já pagos, mais os juros do período.

A empresa está contestando as ações do Representante Comercial dos EUA, Robert Lighthizer, que foi nomeado como réu no caso.

Lighthizer havia negado, no ano passado, a proposta da Tesla de isenção das tarifas de 25% nos computadores e telas chineses que são usados no carro elétrico Model 3. No caso, a Tesla declarou que o aumento dos custos oriundos das tarifas causaria prejuízos econômicos. Em 2018, a empresa estimou que o aumento das tarifas sobre peças provenientes da China diminuiria seu lucro bruto, em US$ 50 milhões (R$ 275,46 milhões), no quarto trimestre do ano.

O aumento das tarifas sobre importações da China, sob a Seção 301 da Lei de Comércio de 1974, levou a centenas de processos no Tribunal de Comércio Internacional.

Fonte: Bloomberg; caixin.com;