Para lidar com os desafios da era pós-pandêmica, a China apresentou recentemente um padrão de desenvolvimento estratégico de “Ciclo duplo”, no qual o mercado interno e externo podem se impulsionar. A estratégia foi criada devido ao revés da economia global causado pelo surto repentino do coronavírus no mundo.
O que é o padrão estratégico do “Ciclo Duplo”?
O padrão estratégico “Ciclo duplo” refere-se a um novo padrão de desenvolvimento em que o “grande ciclo doméstico” serve como parte principal, enquanto os mercados doméstico e internacional formam um “ciclo duplo” para impulsionar um ao outro. O “grande ciclo doméstico” significa conectar todos os segmentos, incluindo produção doméstica, distribuição, circulação e consumo, tendo como principal ponto de partida o desenvolvimento econômico o atendimento da demanda doméstica.
Para o governo chinês, enfatizar o foco no ciclo econômico doméstico não significa isolamento, mas alavancar o potencial da demanda doméstica para conectar e promover melhor os mercados doméstico e internacional. “A estratégia não é meramente uma medida paliativa sob a pandemia”, disse Jingyuan Yao, pesquisador especial do Escritório Geral do Conselho de Estado e ex-economista-chefe do Bureau Nacional de Estatística da China.
Do ponto de vista da oferta, após mais de 40 anos de reforma e abertura, a China possui o maior e mais completo sistema de suprimento industrial. É o único país do mundo que possui todas as categorias industriais da Classificação Industrial das Nações Unidas. A maioria das indústrias na China possui concorrência interna acirrada e as empresas podem se beneficiar das economias de escala e concorrência.
Em termos de demanda, a China tem o mercado consumidor mais potencial do mundo. Jingyuan Yao afirmou que a China tem mais de 100 milhões de participantes no mercado, mais de 170 milhões de pessoas com ensino superior ou habilidades profissionais diversas, com uma população de 1,4 bilhão, incluindo mais de 400 milhões de grupos de renda média, o que compõe um número muito grande de pessoas.
Por um lado, no contexto da globalização, pode atrair recursos superiores globais para formar capacidade de produção na China para atender à demanda do mercado doméstico; por outro lado, com base na demanda do mercado interno, alguns produtos com economias de escala óbvias podem produzir “efeito de mercado doméstico” na China com competitividade de exportação, formando assim um novo padrão de desenvolvimento de “ciclo duplo”.
A expansão da demanda doméstica tornou-se uma base estratégica
Sob a situação epidêmica, um consenso geral é que as empresas de comércio exterior devem aproveitar a oportunidade de transformação estratégica do desenvolvimento econômico, explorar ativamente o mercado interno e fazer pleno uso dos dois mercados e dois recursos.
Em 22 de junho, as “Opiniões de Implementação sobre o Apoio à Transferência de Produtos Exportados para Vendas Internas”, emitidas pelo Escritório Geral do Conselho de Estado, inspiraram muitas empresas de comércio exterior.
A província de Zhejiang, uma das principais províncias de comércio exterior da China, publicou recentemente os documentos sobre a promoção de empresas de comércio exterior para explorar o mercado doméstico, aproveitando suas vantagens nos recursos de comércio eletrônico. Ele propôs o uso de novas abordagens, como transmissão ao vivo e influenciadores digitais, para promover as vendas online. Ao mesmo tempo, plataformas relacionadas ao comércio eletrônico foram apoiadas para aprofundar a cooperação com empresas de cluster industrial.
Além disso, a inovação tecnológica é uma força inesgotável para o desenvolvimento. Para eliminar o bloqueio que afeta o ciclo doméstico, é necessário combater os elos fracos da cadeia industrial e da cadeia de suprimentos e alcançar avanços.
O desenvolvimento da China não pode ser separado do mundo, e o desenvolvimento do mundo também precisa da China
Em 1º de junho, o Comitê Central do Partido Comunista da China e o Conselho de Estado publicaram o “Plano Geral para a Construção do Porto de Livre Comércio de Hainan”.
Em 24 de junho, a versão 2020 da Lista Negativa de Acesso ao Investimento Estrangeiro nas Zonas de Comércio Livre Piloto e Nacional foi anunciada conforme programado. Os itens da lista nacional foram reduzidos de 40 itens em 2019 para 33 itens, e os itens da lista da zona de livre comércio piloto foram reduzidos de 37 para 30 itens, o que implica que a China está aumentando ainda mais sua abertura ao investimento estrangeiro.
Fonte: ccdi.gov.cn