A Tencent anunciou uma proposta preliminar não vinculativa à gigante chinesa de pesquisa Sogou Inc., com a intenção de adquirir suas ações remanescentes a um preço de US$ 9 (R$ 46) por ação em dinheiro. O preço das ações da Sogou subiu 45% quando a notícia foi divulgada.
O CEO da Sogou, Xiaochuan Wang, demonstrou gratidão e apoio à proposta e afirmou que a empresa analisará e discutirá cuidadosamente sobre questões relevantes.
Em 2017, Xiaochuan Wang estava bastante confiante de que a Sogou “alcançaria o Baidu como um mecanismo de busca dentro de três anos”. No entanto, a receita da Sogou continuou a diminuir à medida que entrava em um período de gargalo, sendo excessivamente dependente do tráfego trazido pelos produtos da Tencent. Os crescentes investimentos em desenvolvimento de IA e os custos crescentes de tráfego tornaram mais difícil a realização da ambição da Sogou sozinha.
Os dados da SEC mostraram que 36% do tráfego total de pesquisa da Sogou provém da Tencent, e o número de UAM aumentou de 438 milhões em março de 2016 para 695 milhões em dezembro de 2018, um aumento de 58,7%.
De acordo com o relatório financeiro da Sogou para o primeiro trimestre de 2020, em 31 de março, com base nos princípios gerais de contabilidade aceitos dos EUA (GAAP), a receita total da Sogou no primeiro trimestre foi de US$ 257 milhões (R$ 1,32 bilhão) e o prejuízo líquido foi de US$ 31,6 milhões (R$ 162 milhões). Comparado com o prejuízo líquido de US$ 3,9 milhões (R$ 20,05 milhões) no mesmo período do ano passado, o prejuízo expandiu 710%. Ao adotar o padrão não-GAAP, excluindo as despesas de incentivo patrimonial, o prejuízo líquido atribuível à Sogou aumentou em 1052%.
Sobre a Sogou
Font: Sina News
Fonte da foto: Sina