Economia

Preço do ouro atinge novos recordes e impacta mercado de joias na China

Preço do ouro China
Fonte da imagem: Xinhua

No dia 1º de outubro, o preço internacional do ouro registrou novas altas. O ouro à vista em Londres ultrapassou US$3.895 por onça troy no intraday, próximo da marca de US$3.900. Na COMEX, o metal chegou a superar US$3.900 por onça, estabelecendo novo recorde histórico.

O aumento internacional repercutiu no mercado de consumo de ouro. Durante o feriado prolongado do Dia Nacional e do Festival do Meio Outono, o mercado registrou maior procura. Repórteres do Securities Times visitaram o mercado de Shuibei, em Shenzhen, e lojas de marcas de joias, constatando que a valorização global foi rapidamente repassada ao varejo.

Desafios para reposição de estoque

No dia 1º de outubro, a cotação do ouro 24 quilates no site oficial da Chow Sang Sang estava em RMB 1.130 por grama, enquanto a Chow Tai Fook registrava RMB 1.129 por grama. No mercado de Shuibei, o preço das joias chegou a RMB 888 por grama, acima dos RMB 796 por grama no início de setembro.

Apesar da valorização, o movimento nas lojas se manteve moderado. Comerciantes afirmam que o pico de vendas deve ocorrer no meio do feriado. Por outro lado, lojistas relatam que os consumidores permanecem observando o mercado. A alta do ouro também trouxe desafios para reposição de estoque. “Quando o preço está alto, não ousamos estocar muito, porque o risco de queda aumenta. Compramos na medida em que vendemos. Enquanto houver lucro, adquirimos ouro bruto, mas não aumentamos o estoque facilmente”, explicou Chen, gerente de uma loja em Shuibei.

Ele acrescentou que a margem bruta das joias de ouro vendidas por peso varia entre 10% e 20%, enquanto as joias de preço fixo das grandes marcas registram margens de 30% a 40%. “As marcas adotam esse modelo porque o consumo de ouro se volta mais para o valor de autoexpressão e ajuda a lidar com a pressão da alta de preços.”

Outros lojistas afirmam que, com a valorização das grandes marcas, o mercado de Shuibei se torna mais competitivo, atraindo consumidores em busca de melhores preços.

Diferença crescente entre preço de venda e recompra

Alguns consumidores consideram a oscilação nos preços normal e veem o ouro como ativo de refúgio no longo prazo. No entanto, a diferença entre preço de venda e recompra aumentou. No mercado de Shuibei, o ouro à venda chega a RMB 888 por grama, enquanto a recompra está em torno de RMB 857 por grama, diferença superior a RMB 30, contra RMB 10 a 15 anteriormente.

Perspectivas globais

O World Gold Council, no relatório “Revisão e Análise de Tendências do Mercado de Ouro da China no 2º Trimestre de 2025”, aponta que o consumo de joias pode permanecer pressionado no segundo semestre devido à baixa confiança do consumidor e preços elevados. Entretanto, fatores sazonais e eventuais estímulos governamentais podem oferecer suporte.

Em setembro, o preço internacional do ouro subiu 11,8%, acumulando alta de 16,8% no terceiro trimestre e quase 47% no ano. Analistas atribuem o avanço às incertezas do dólar e à expectativa de cortes adicionais de juros pelo Federal Reserve.

A prata também atingiu o maior preço desde 2011, enquanto o Citibank alertou que políticas do governo dos EUA podem reduzir a oferta de metais do grupo da platina.

O UBS projetou que o ouro pode alcançar US$4.200 por onça até meados de 2026, sustentado pela fraqueza do dólar, compras de bancos centrais e aumento de investimentos via ETFs. O Goldman Sachs mantém a previsão de US$4.000 por onça, mas aponta possibilidade de ultrapassar US$4.500 por onça. O banco destacou que, se 1% dos investidores individuais que possuem títulos do Tesouro dos EUA migrassem para o ouro, o preço poderia se aproximar de US$5.000 por onça.

Fonte: The Paper