O governo chinês vai apresentar as metas alcançadas em 2019 e projetar os planos para 2020. O encontro de líderes da China mais importante do ano, as chamadas Duas Sessões, teve início nesta quinta-feira (21) em Pequim. Nessas reuniões, membros do governo chinês lêem o relatório de tudo o que foi feito no ano anterior e projetam metas para o ano seguinte, como PIB, por exemplo.
As Duas Sessões referem-se à reunião do Comitê Nacional da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês e a 13ª reunião da Assembleia Popular Nacional. Elas acontecem no Grande Salão do Povo, na capital chinesa, sempre em março. Porém, devido ao surto do coronavírus, tiveram de ser adiadas por 80 dias. Os encontros terão duração de sete dias.
Resultados de metas econômicas alcançadas
A Agência de notícias estatal da China, Xinhua, divulgou nesta quarta-feira (20) que o governo alcançou 38 metas em 2019. Confira alguns resultados na área econômica:
- PIB. No ano passado, o PIB da China atingiu 99,09 trilhões de yuans (R$ 79,4 trilhões), um aumento de 6,1% em relação ao ano anterior. A meta era ficar entre 6 a 6,5%.
- Emprego. Foram criados cerca de 13,52 milhões de empregos urbanos e a taxa de desemprego urbano registrada ficou em 3,62%. A meta era criar mais de 11 milhões de empregos urbanos e manter a taxa de desemprego urbana registrada abaixo de 4,5%.
- Corte de impostos. O corte de impostos do ano passado e a redução de taxas excederam 2,3 trilhões de yuans, e a taxa de imposto de 16% em indústrias como o setor manufatureiro caiu para 13%. A meta era diminuir a carga das empresas e pagamento de seguridade social em quase 2 trilhões de yuans. Também visava reduzir a taxa de impostos para 13% de 16% em setores como a manufatura.
- Redução da pobreza. A China tirou 11,09 milhões de pessoas rurais da pobreza, construiu e reformou 290 mil quilômetros de estradas rurais e reduziu a taxa média para o tráfego de redes móveis em 41% em relação ao ano anterior. A meta era retirar mais de 10 milhões de pessoas rurais da pobreza, construir e reformar 200 mil quilômetros de estradas rurais e reduzir a taxa média para o tráfego de redes móveis de telefonia em mais de 20%.
Leia mais: As 10 novas profissões de 2020 na China
Foto: Agência Xinhua