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China planeja usar 600 mil carros elétricos para estabilizar sua rede elétrica até 2028

China rede elétrica
Fonte da imagem: Xinhua

As cidades de Guangzhou e Foshan concluíram o maior teste de interação veículo-rede (V2G) da China. Segundo o sistema de gerenciamento da Guangdong Power Grid, o experimento durou dois dias, contemplou seis cenários, envolveu 4.026 veículos elétricos em 103 estações de carregamento e alcançou uma resposta máxima de 25.000 kWh, totalizando 54.000 kWh de energia, o equivalente a desligar simultaneamente todos os aparelhos de ar-condicionado de uma pequena cidade.

Guangdong abriga mais de 3,2 milhões de veículos elétricos. Liu Yi, gerente sênior da Guangdong Power Grid Energy Investment, calculou que, considerando uma bateria média de 65 kWh por veículo, o total de armazenamento móvel supera 200 milhões de kWh, equivalente à produção diária de 500 usinas solares de 50 MW cada.

Para enfrentar picos de calor e sobrecargas em linhas de 10 kV, Liu Yi explica que “é mais eficiente utilizar os carros estacionados nas garagens do que construir novas usinas”. Por isso, Guangzhou e Foshan iniciaram uma operação real de interação veículo-rede. Guangzhou integrou 53 estações de carregamento e 163 carregadores V2G via plataforma de usina virtual; Foshan mobilizou 50 estações por meio de acordos com 15 operadores.

Tecnologias como blockchain, fatiamento rígido da rede 5G e aprendizado por reforço de IA garantiram que as ordens de ajuste chegassem em até 45 segundos, com cada operação registrada em blockchain e créditos para os motoristas em tempo real. Em dois dias, os motoristas receberam RMB 38.000 em créditos de eletricidade.

Em Foshan, a Guangdong Power Grid Energy Investment usou a plataforma Yue Neng Tou para prever, com 24 horas de antecedência, a alta no preço da energia às 14h30 do dia seguinte. O sistema reduz automaticamente a potência dos carregadores de 60 kW para 30 kW. A motorista Sra. Wang explicou que, antes, plugava e carregava na potência máxima, mas agora o sistema ajusta os horários para aproveitar os preços mais baixos.

O Foshan Power Supply Bureau adotou uma combinação de “preço no mercado à vista + controle remoto” para operar três estações e 160 veículos, reduzindo picos de consumo automaticamente, com margem de erro inferior a 5%.

O teste incluiu seis cenários: restrição de capacidade de trecho, sobrecarga de linha, sobrecarga após transferência emergencial, manutenção programada, escassez de energia e participação no mercado via interação veículo-rede.

Zhao Wanmei, chefe da seção de medição automatizada do Foshan Power Supply Bureau, afirmou que “todos os veículos elétricos passaram nos seis cenários”. Na noite de 31 de julho, diante da sobrecarga iminente de uma linha de 10 kV, a coordenação reduziu a potência de cinco estações em três minutos, normalizando a corrente. Segundo Zhao, “antes só restava cortar a energia; agora, os veículos ajudam a resolver o problema”.

Com base neste teste, a Guangdong Power Grid pretende formar a primeira “aliança de interação veículo-rede” do país, convidando empresas como Guangdong Electric, GAC, BYD e Teld.

Chen Jianqiang, especialista do Departamento de Gestão de Carga da Guangdong Electric Load Management Center, afirmou: “No futuro, seu carro não apenas o levará aonde quiser, mas também poderá ‘recarregar’ a cidade em momentos críticos”. O planejamento prevê que, até 2028, mais de 600.000 veículos participem regularmente do ajuste da rede na região do Delta do Rio das Pérolas, funcionando como uma usina virtual de armazenamento por bombeamento.

Fonte: news.southcn.com