O Novo Corredor Internacional Terrestre-Marítimo do Oeste da China, localizado no interior da região oeste do país, é uma importante via de transporte que apoia a abertura de alto nível da região oeste da China e contribui para a construção de um novo padrão de desenvolvimento. No primeiro trimestre de 2025, as 13 províncias e 2 regiões que compõem o corredor registraram um volume de importações e exportações superior a 200 bilhões de yuans, o que representa um aumento de 10% em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Em 14 de abril, um caminhão internacional, com 28 toneladas de limões frescos, partiu de Tongnan, em Chongqing, e cruzou a fronteira pelo porto de Pingxiang, em Guangxi. Após 48 horas e 1300 quilômetros de viagem, os produtos chegaram ao mercado vietnamita.
Hu Zaiyang, responsável pela exportadora de limões, comentou: “O tempo de transporte para o Vietnã foi reduzido de seis para dois dias, aumentando a eficiência logística e reduzindo os custos de transporte em 31%.”
A Alfândega de Chongqing informou que, com a normalização da operação dessa rota de logística refrigerada por caminhões internacionais, a previsão é exportar cerca de 50 mil toneladas de produtos agrícolas anualmente pelo corredor, garantindo que os produtos cheguem frescos aos destinos.
O corredor utiliza múltiplos modais de transporte, como ferrovias, rodovias, vias navegáveis e transporte aéreo, conectando a região oeste com mercados internacionais. Além disso, os dados indicam que o comércio exterior pelo corredor apresenta um crescimento significativo.
Liu Jie, vice-diretora do Departamento de Análise Estatística da Alfândega de Chongqing, afirmou: “As importações e exportações de Chongqing por meio do Novo Corredor cresceram 1,4 vezes. A intermodalidade entre o corredor, o trem China-Europa e a hidrovia do Rio Yangtzé movimentou 31.100 TEUs, um aumento de 15%.”
Fonte: stdaily.com