O grupo chinês Dada, plataforma local de entrega sob demanda, entrou no dia 13 de maio, formalmente na Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC), com a Oferta Pública Inicial na bolsa de valores da Nasdaq. O grupo usou o código “DADA”, que significa “chegue, chegue”.
O tamanho do IPO está estimado em cerca de US$ 100 milhões (R$ 589 milhões), que serão utilizados principalmente para investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento em tecnologia, implementação de planos de marketing e expansão da base de usuários.
Fundado em 2014, o grupo Dada é uma das principais plataformas chinesas de entrega sob demanda, semelhante ao Meituan e Ele.me. Atualmente o Dada possui duas grandes plataformas de entrega, a Dada Now e JDDJ. Além disso, o grupo recebe investimentos sucessivos de fundos e parceiros estratégicos como Sequoia, DST, JD.com e Wal-Mart, atingindo um valor acumulado de aproximadamente US$ 1,3 bilhão (R$ 7,7 bilhões).
Os acionistas
Segundo o Huxiu.com, a JD.com é atualmente a maior acionista do Dada. De acordo com um prospecto da distribuição acionária da empresa divulgado antes do IPO, o fundador e CEO do Dada Group detém 8,3% das ações; o co-fundador e CTO tem 1,7% das ações; enquanto a JD.com concentra 47,4% das ações. O Sequoia Capital China Fund, Wal-Mart e DST possuem 10,5%, 9,9% e 8,7% das ações, respectivamente.
A JD.com, além de ser a maior acionista do Dada, também é sua principal fonte de receita líquida, atingindo 37,8%. O JDDJ trouxe ao Dada um volume maior de pedidos, enquanto o Dada ajuda o JDDJ a expandir sua capacidade de processar pedidos, aliviando a pressão sobre o serviço da JD.
Apesar da alta taxa de crescimento GMV em relação ao ano anterior, o Dada ainda sofre uma perda líquida, principalmente sob a influência da pandemia. No entanto, a maior causa dessa perda é o alto custo associado aos salários e recompensas pagos aos motoboys, estimando-se que aumentem juntamente com a expansão.
Fonte: www.huxiu.com
Fonte da foto: Dada