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NetEase Cloud Music e Warner Chappell Music fazem parceria

A NetEase Cloud Music, principal empresa chinesa de produção musical e jogos on-line, anunciou uma colaboração estratégica com a Warner Chappell Music (WCM). As empresas cooperarão em todos os aspectos da indústria da música, incluindo licenciamento, karaokê on-line e desenvolvimento de Propriedade Intelectual.

A Warner Chappell Music (WCM) é uma das três principais gravadoras do mundo, possuindo uma entidade licenciadora de música internacional, a WMG Licensing. A entidade tem mais de 200 anos e filiais em mais de 40 países. Colaborando com a WCM, o NetEase Cloud recebe autorização de uso de 1,3 milhão de músicas, incluindo de artistas e bandas famosas como Eric Clapton, George Michael, Green Day, Katy Perry, Madonna, Radiohead, Steve Aoki e uma grande variedade de artistas chineses.

A parceria pode ser considerada um grande progresso da NetEase em sua batalha com direitos autorais. “O modelo de vendas exclusivo das três principais gravadoras, Warner, Sony e Universal na China nos últimos anos, fez não apenas a NetEase mas também outras operadoras de música chinesas, como a Huawei e a Xiaomi, pagarem de duas a três vezes mais que o preço razoável em direitos autorais.”, disse o CEO da NetEase, Ding Lei, no relatório financeiro de Fevereiro, de acordo com o Sina.com.

A Tencent Music Entertainment (TME), a maior concorrente da NetEase, já possui licenças não apenas das três principais gravadoras, mas também de empresas como Rolling Stone, HIM e Media Asia Entertainment por meio de uma série de sub-licenças. Mas a NetEase não quer ficar para trás, intensificando seus esforços de licenciamento em 2020 e entrando, em Março, em um acordo de cooperação com a Rock Records de Taiwan e o Studio Ghibli do Japão para transmitir músicas de alguns dos filmes de animação na NetEase Cloud Music.

Ao mesmo tempo, a Tencent anunciou a assinatura de um acordo para comprar 10% do Universal Music Group da francesa Vivendi SE. A intenção é consolidar ainda mais sua posição de liderança no conteúdo musical. Enquanto isso, a NetEase, desde Abril, também começou a explorar os negócios offline de shows ao vivo em conjunto com a Sony.

Direitos autorais

Atualmente, o alto custo dos direitos autorais musicais, a escala cada vez mais saturada de usuários registrados e a disposição relativamente baixa de pagar continuam sendo os grandes desafios para as plataformas chinesas de mídia de streaming de música. A exploração comercial dos usuários sustentáveis e de valor ​​tornaram-se os problemas cruciais que a Tencent Music, o NetEase Cloud Music e outras plataformas precisam resolver.

Fonte:https://www.sina.com.cn/