Empreendedorismo Economia

Exportações da China batem recorde em 2024

Exportações China 2024
Fonte da imagem: Zhang Ailin/ Xinhua

A China registrou um avanço significativo em suas exportações em 2024, ultrapassando pela primeira vez a marca de RMB 25 trilhões (cerca de US$ 3,48 trilhões), alcançando RMB 25,45 trilhões – um crescimento de 7,1% em relação ao ano anterior. O país manteve um ciclo de crescimento contínuo por oito anos consecutivos, segundo dados divulgados pelo Departamento Geral de Alfândega da China.

As estatísticas mostram que a China teve intercâmbio comercial com quase todos os países e regiões listados no grupo estatístico das Nações Unidas, com exportações para mais de 160 mercados registrando aumento. O crescimento foi particularmente expressivo entre os países que participam da Iniciativa do Cinturão e Rota, cujas importações de produtos chineses subiram 9,6%.

Os mercados emergentes também impulsionaram o comércio exterior chinês. As exportações para a ASEAN cresceram 13,4%, enquanto destinos como Brasil (+23,3%), Emirados Árabes Unidos (+19,2%) e Arábia Saudita (+18,2%) registraram altas significativas. Já os mercados tradicionais, União Europeia e Estados Unidos, tiveram aumentos mais modestos, de 4,3% e 6,1%, respectivamente.

A manufatura continua sendo o motor das exportações chinesas, representando 98,9% do valor total exportado. O segmento de equipamentos liderou o setor, somando RMB 14,69 trilhões, seguido pelos bens de consumo (RMB 5,43 trilhões) e matérias-primas (RMB 3,12 trilhões).

Para 2024, o diretor do Departamento de Análise Estatística da Alfândega, Lv Daliang, avalia que, apesar dos desafios do cenário internacional, as exportações chinesas devem manter sua diversificação, estabilidade e resiliência. O efeito de políticas econômicas adotadas pelo governo contribuirá para sustentar o crescimento e reforçar a competitividade da China no comércio global.

Fonte: finance.people.com.cn