A Guangzhou Automobile Group (GAC), gigante chinesa do setor automotivo, anunciou planos para estabelecer uma empresa de projetos com a Huawei Technologies, visando o desenvolvimento de uma nova marca de carros. A colaboração entre as duas empresas focará no lançamento de uma linha de veículos inteligentes, com um projeto que promete revolucionar o mercado de carros elétricos de alta gama.
A nova companhia contará com um capital registrado de 1,5 bilhão de yuans (aproximadamente US$204,6 milhões) e desenvolverá uma marca baseada em uma estrutura totalmente inovadora. A intenção é criar uma série de modelos de veículos elétricos inteligentes, co-desenvolvidos com a Huawei, conforme anunciou a GAC no último dia 10 de janeiro.
Em 30 de novembro, GAC e Huawei assinaram um acordo para fortalecer a parceria e criar uma nova marca premium de veículos elétricos de energia renovável. A união visa integrar as forças de ambas as empresas, com foco em veículos conectados e manufatura inteligente, atendendo às necessidades do mercado e à competitividade dos produtos.
Segundo Feng Xingya, gerente geral da GAC, a colaboração será uma parceria “full-stack”, cobrindo todas as etapas do desenvolvimento do produto, desde a fabricação até as vendas e a criação de um ecossistema voltado para o usuário.
O primeiro modelo de luxo da nova linha de carros inteligentes, que será um veículo elétrico de nova energia (NEV), deverá ser comercializado por cerca de 300 mil yuans (US$ 40.920), de acordo com o Securities Daily. As duas empresas já iniciaram as operações conjuntas, com previsão de lançamento do modelo nos próximos meses.
No entanto, a GAC também revelou, em 10 de janeiro, suas estimativas de lucro para o ano passado. A companhia espera uma redução entre 73% e 82% em seu lucro líquido, que deve ficar entre 800 milhões e 1,2 bilhões de yuans (US$ 109 milhões a US$ 164 milhões). Esse declínio é atribuído à forte concorrência de preços no mercado, o que resultou em uma queda nas vendas.
Para lidar com as dificuldades do mercado, a GAC destinou cerca de 18 bilhões de yuans (US$ 2,5 bilhões) em subsídios adicionais de vendas ao longo do ano passado, o que contribuiu para a redução de seu lucro líquido, conforme explicou a empresa.
Tradução: Mei Zhen Li
Fonte: Yicai Global