As vendas de automóveis na China deverão atingir cerca de 32 milhões de unidades em 2025, das quais aproximadamente 26 milhões no mercado interno, com um crescimento projetado de 3%. Um dos destaques do mercado será o segmento de veículos elétricos, cujas vendas totais, incluindo exportações, podem chegar a 16,5 milhões de unidades – representando um crescimento estimado de 30% e uma taxa de penetração superior a 50%. No mercado interno, espera-se a comercialização de 15 milhões de unidades de veículos elétricos, com taxa de penetração superior a 55%. As projeções foram divulgadas em 30 de dezembro por Zhang Yongwei, vice-diretor e secretário-geral do China EV100.
Dados recentes da Associação de Carros de Passageiros da China (CPCA) mostram que, entre janeiro e novembro deste ano, o volume de vendas no atacado de veículos elétricos novos de passageiros alcançou 10,716 milhões de unidades, um aumento de 38,1% em relação ao mesmo período do ano passado. Pela primeira vez, as vendas anuais do setor ultrapassaram a marca de 10 milhões de unidades. No segundo semestre, a taxa de penetração mensal no varejo de veículos elétricos novos no mercado interno permaneceu acima de 50%, sinalizando uma mudança significativa na estrutura do mercado.
Essa transformação também reflete alterações no perfil de consumo. Inicialmente dominado por veículos elétricos de médio e alto padrão, o mercado agora apresenta uma tendência de crescimento na venda de modelos mais econômicos. Um estudo da Soochow Securities revela que, entre janeiro e outubro deste ano, a taxa de penetração foi mais alta em veículos elétricos na faixa de RMB 200.000 a RMB 300.000 (54%), seguida pela faixa de RMB 50.000 a RMB 100.000 (51%) e de RMB 100.000 a RMB 150.000 (43%).
Zhang Yongwei, vice-diretor do China EV100, reforça a visão de que a indústria automobilística, especialmente no segmento de veículos elétricos, deve ser vista como um investimento de longo prazo. Ele reconhece que, no momento, as principais montadoras de veículos elétricos ainda estão em um período inicial de investimentos, o que dificulta a obtenção de lucro. No entanto, Zhang projeta que, em poucos anos, a indústria de veículos elétricos entrará em um ciclo de lucratividade sustentável.
Chen Shihua, vice-secretário-geral da Associação da Indústria Automobilística da China, destacou recentemente que algumas empresas do setor têm adotado estratégias agressivas de redução de preços na tentativa de conquistar mercado. Essa prática, no entanto, resultou em uma queda generalizada nos preços da indústria e em uma intensificação da competição. “Atualmente, a competição de preços é extremamente intensa, e a taxa de lucro da indústria automotiva é baixa. Isso é preocupante, pois se trata de um setor que demanda altos investimentos, e a baixa lucratividade pode comprometer a pesquisa, o desenvolvimento e a inovação em toda a cadeia produtiva”, alertou Chen.
Fonte: yicai.com