O diretor da Administração Nacional de Energia da China, Wang Hongzhi, afirmou recentemente que o país continuará fortalecendo sua capacidade de segurança energética e promovendo o desenvolvimento verde e de baixo carbono em 2024, com a taxa de autossuficiência energética prevista para permanecer acima de 80%.
Em declaração feita durante a Conferência Nacional de Trabalho Energético de 2025, Wang informou que, até o final de 2024, a capacidade total instalada de geração de energia na China atingiu 3,32 bilhões de quilowatts, enquanto a produção de eletricidade alcançou 10 trilhões de quilowatts-hora, representando um aumento de 5,7% em relação ao ano anterior.
O sistema elétrico do país está evoluindo rapidamente, com mais de 60 milhões de quilowatts de capacidade acumulada em armazenamento de energia e avanços contínuos em tecnologias para o setor.
Além disso, a infraestrutura de carregamento superou a marca de 12 milhões de unidades, garantindo que mais de 95% das áreas de serviço em rodovias expressas estejam equipadas com estações de carregamento para veículos elétricos.
Para 2025, Wang destacou que a Administração Nacional de Energia pretende acelerar o desenvolvimento de energia eólica e solar, adicionando cerca de 200 milhões de quilowatts de capacidade durante o ano. O consumo de energias renováveis está projetado para ultrapassar 1,1 bilhão de toneladas de carvão padrão equivalente, consolidando a posição da China como líder global em transição energética.
Fonte: jingjiribao.cn