O Grupo GAC divulgou seu relatório de produção e vendas referente a novembro, indicando um desempenho misto. A produção no mês totalizou 207.600 veículos, uma queda de 16,18% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Por outro lado, as vendas alcançaram 198.900 unidades, representando um crescimento de 7,1% em relação ao mês anterior, mas ainda 12,39% abaixo do registrado no mesmo período de 2022.
De janeiro a novembro, a produção acumulada do Grupo foi de aproximadamente 1,7094 milhão de veículos, uma redução de 25,36% em comparação com o mesmo período do ano passado. Já as vendas acumuladas chegaram a 1,7198 milhão de unidades, refletindo um declínio de 23,42%. Apesar disso, as exportações e o segmento de veículos comerciais apresentaram crescimento expressivo.
As exportações acumuladas no período alcançaram 118.000 veículos, um aumento de 79% em relação ao mesmo período de 2022. No segmento de veículos comerciais, as vendas acumuladas atingiram 603 unidades, um avanço de 66,12%.
Nos últimos quatro meses, o Grupo GAC manteve uma tendência de crescimento mensal nas vendas. De agosto a novembro, os números mensais foram de 148.200, 182.600, 185.800 e 198.900 veículos, respectivamente, com aumentos consecutivos de 4,95%, 23,24%, 8,3% e 7,1% em relação ao mês anterior.
Em novembro, as marcas próprias do grupo também registraram desempenhos positivos, impulsionados por uma reforma estratégica implementada em outubro. As vendas da GAC Trumpchi chegaram a 44.400 veículos, um aumento de 19,32% em relação a outubro. Já a GAC Aion, focada em veículos elétricos, comercializou cerca de 42.300 unidades, um crescimento de 1,77% em relação ao mês anterior.
Reforma institucional e metas ambiciosas
Em novembro, o Grupo GAC lançou a “Ação de Panyu”, um plano estratégico de três anos que marca o início de uma nova fase de reforma institucional. Após transferir sua sede para o distrito de Panyu, o grupo anunciou a criação de três novos departamentos: o Departamento de Produtos, o Departamento de Finanças e o Departamento de Compras.
O Departamento de Produtos, considerado o centro dessa reforma, será responsável por reestruturar o processo de tomada de decisão do grupo. Ele assumirá a gestão completa do ciclo de vida dos produtos, desde a definição e desenvolvimento até o lançamento. Além disso, a iniciativa inclui a implementação de um processo de desenvolvimento de produto integrado na estrutura organizacional, visando maior eficiência e inovação.
O Departamento de Finanças terá como foco o controle de custos e a melhoria na gestão de recursos financeiros. Já o Departamento de Compras buscará maximizar o compartilhamento de recursos, otimizando processos de aquisição.
A reforma deve ser concluída até 1º de janeiro de 2025. A partir dessa data, os departamentos funcionais serão ajustados, sendo fundidos ou divididos conforme necessário, para simplificar processos, reduzir custos e garantir maior eficiência. Uma das principais mudanças será a operação relativamente independente da Aion, subsidiária especializada em veículos elétricos.
Nos próximos três anos, o Grupo GAC planeja investir ao menos 50 bilhões de yuans (RMB) em pesquisa, desenvolvimento e industrialização. As marcas próprias do grupo têm a meta de lançar 22 novos modelos, cobrindo tecnologias de energia inovadoras, como veículos totalmente elétricos, híbridos plug-in e sistemas de aumento de alcance. Em 2025, sete desses modelos estarão no mercado.
Até 2027, o Grupo GAC pretende alcançar a meta de que mais de 60% de suas vendas sejam de marcas próprias, totalizando 2 milhões de veículos vendidos por essas divisões. O plano reforça a ambição do grupo em consolidar sua posição no mercado de veículos elétricos e híbridos, ao mesmo tempo em que impulsiona a eficiência operacional e o crescimento sustentável.
Fonte: yicai.com