Um relatório sobre confiança empresarial elaborado pela Câmara de Comércio Alemã na China para os anos de 2024/2025, revela um aumento na atratividade do mercado chinês como polo de inovação. Mais da metade das empresas alemãs entrevistadas planeja ampliar seus investimentos no país nos próximos dois anos.
Segundo o levantamento, 92% das empresas alemãs participantes indicaram intenção de permanecer no mercado chinês, sem planos de retirada. Além disso, 44% afirmaram que a atratividade da China como mercado inovador está em crescimento em relação a outros países. Outro dado de destaque é que 55% das empresas alemãs acreditam que as empresas chinesas já são, ou se tornarão, líderes em inovação em seus respectivos setores dentro de cinco anos.
O relatório aponta que as companhias alemãs na China estão aproveitando as oportunidades locais por meio de investimentos adicionais, estratégias de maior localização e parcerias com empresas chinesas para fortalecer sua competitividade. Mais da metade das entrevistadas planeja aumentar seus investimentos no mercado chinês nos próximos dois anos, enquanto cerca de 50% destacaram que a cooperação com parceiros locais será fundamental para aprimorar sua posição competitiva.
Outro ponto destacado no relatório é a adoção crescente de modelos de negócios voltados para atender tanto ao mercado interno quanto global, com estratégias denominadas “na China, para a China” e “na China, para o mundo”.
Fundada em 1999, a Câmara de Comércio Alemã na China reúne atualmente mais de 2.100 empresas associadas, representando oficialmente os interesses de companhias alemãs no país.
Fonte: news.cn