Uma nova carteira física para o yuan digital, com funcionalidade visual e métodos adicionais de pagamento, foi lançada hoje em Shenzhen, com melhorias que devem beneficiar especialmente visitantes estrangeiros e usuários idosos, de acordo com um anúncio feito na 18ª Expo Financeira Internacional de Shenzhen.
Desenvolvida sob orientação do Banco Popular da China pelo Instituto de Tecnologia Financeira de Shenzhen, em colaboração com grandes bancos comerciais, esta nova versão da carteira física do yuan digital inclui uma tela adicional. Essa tela permite aos usuários visualizar saldos, valores de transações e códigos de pagamento em tempo real. Além disso, foi adicionada uma função de “escaneamento para pagar” ao lado da opção já existente de “aproximar para pagar”, o que pode ampliar a base de usuários da carteira.
A atualização se baseia na versão lançada pelo instituto em abril, que introduziu a funcionalidade de “aproximar para pagar” na carteira.
Como muitos pequenos comerciantes preferem receber pagamentos através de QR codes escaneados, a função “escaneamento para pagar” pode tornar a carteira mais amplamente aceita, oferecendo outro canal conveniente de pagamento para visitantes estrangeiros na China, disse uma fonte da indústria bancária ao portal de notícias chinês, Yicai.
Ela também pode ser uma opção de pagamento mais simples para idosos que vivem na China, acrescentou a fonte.
O e-yuan, um projeto de moeda digital do banco central liderado pelo PBOC, vem avançando constantemente desde seus primeiros programas piloto em 2020. Passou por diversos testes no país, com o objetivo de fornecer uma alternativa digital segura ao dinheiro.
A carteira física do e-yuan pode ser obtida anonimamente e é fácil de abrir uma conta.
Tradução: Mei Zhen Li
Fonte: Yicai Global