Economia

UBS aumenta previsão de crescimento do PIB chinês para 2024 e 2025

PIB chinês 2024
Fonte da imagem: Chen Zhonghao/ Xinhua

Com a intensificação contínua da política macroeconômica, as ações chinesas retomaram a ofensiva após um breve recuo, e os investidores estrangeiros também estão ajustando suas previsões de crescimento chinês. Segundo o portal chinês Yicai Global, o UBS aumentou sua previsão mais recente do Produto Interno Bruto (PIB) da China para 2024 e 2025 para 4,8% e 4,5%, respectivamente. Anteriormente, estava em 4,6% e 4,0% respectivamente.

Wang Tao, diretora de pesquisa econômica asiática e principal economista da China do UBS, disse que dado o crescimento trimestral do PIB mais forte do que o esperado no terceiro trimestre, juntamente com uma série de políticas de apoio recentemente introduzidas pelo governo, espera-se que o crescimento no quarto trimestre aumente para 6,5% (taxa anualizada trimestral ajustada sazonalmente), embora o crescimento anual permaneça em 4,6%. Ao mesmo tempo, o UBS espera que o crescimento anual do PIB nominal em 2024 permaneça no nível de 4,1%.

Em termos trimestrais, Wang Tao analisou que o impulso de crescimento em setembro melhorou e o crescimento do PIB no terceiro trimestre foi mais forte do que o esperado. “O crescimento real do PIB no terceiro trimestre aumentou 4,6% em termos anuais, um pouco mais forte do que o esperado (consenso do mercado de 4,4%). Embora a taxa anualizada trimestral ajustada sazonalmente do PIB tenha melhorado para 3,6%, em linha com as expectativas, a Agência Nacional de Estatísticas ajustou os dados históricos da taxa de crescimento trimestral, o que impulsionou o crescimento anual do PIB no terceiro trimestre a ser mais forte do que o esperado”, disse.

Wang Tao mencionou que os investimentos fixos e o crescimento do consumo social em setembro superaram as expectativas, em parte devido ao aumento do investimento em infraestrutura e ao fortalecimento das vendas de automóveis. As vendas de imóveis e as novas construções ajustadas sazonalmente no terceiro trimestre caíram em relação ao segundo trimestre, mas as vendas imobiliárias em setembro mostraram alguns sinais de estabilização.

Em relação à política fiscal e ao mercado imobiliário, Wang Tao acredita que o governo intensificou o apoio político e o impulso fiscal pode superar as expectativas.
“Com o apoio fiscal adicional, espera-se trazer um impulso fiscal superior ao que tínhamos previsto anteriormente”, disse.

Para o mercado imobiliário, o UBS acredita que as políticas de apoio já introduzidas ajudarão a estabilizar o mercado, mas a implementação das medidas é fundamental.
Olhando para o próximo ano, Wang Tao acredita que o apoio financeiro pode continuar até o início de 2025 e o crescimento do crédito também espera-se recuperar. Portanto, o UBS aumentou sua previsão de crescimento do PIB real para 2025 para 4,5% (anteriormente 4,0%), enquanto aumentou sua previsão de crescimento anual do PIB nominal para 4,8%.

Fonte: yicai.com