Empreendedorismo

Honda inaugura primeira fábrica global de nova energia na China

Fábrica Honda
Fonte da imagem: Xiao Yijiu/ Xinhua

A Honda iniciou nesta sexta-feira, 11, por meio de sua subsidiária na China, a Honda Dongfeng, as operações de sua primeira fábrica de automóvel de nova energia, no Distrito econômico e Tecnológico de Wuhan. Esta é a quarta fábrica da Dongfeng Honda construída em Wuhan.

A nova fábrica ocupa uma área de 630.000 metros quadrados, incluindo processos completos de produção de veículos elétricos, como estampagem, soldadura, montagem geral e inspeção de veículos prontamente montados. A planta tem capacidade de produção anual de 120.000 veículos elétricos de passageiros. Os modelos iniciais de produção incluem o Lingxi L e o Ye S7.

Desde 2003, quando se instalou no Distrito econômico e Tecnológico de Wuhan, a Dongfeng Honda passou de “um modelo de carro para conquistar o mundo” para ter uma matriz de produtos completa. Desde 2017, a Dongfeng Honda registrou um valor de produção anual superior a RMB 100 bilhões por seis anos consecutivos.

A mudança da Honda segue a tendência de eletrificação do mercado automóvel chinês. Marcas de carros a gasolina têm enfrentado forte pressão competitiva de marcas chinesas. Dados mais recentes mostram que de janeiro a setembro deste ano, as vendas acumuladas de automóveis da Honda na China foram de 588.018 veículos, um declínio de 42,93% em relação ao mesmo período do ano passado. Este é o nono mês consecutivo de declínio nas vendas em relação ao mesmo período do ano anterior da Honda na China desde fevereiro deste ano.

Para se adaptar ao novo momento do mercado, a Honda definiu objetivos de transformação elétrica, construindo duas novas fábricas de automóveis de nova energia (Wuhan e Guangzhou), com o plano de ter 10 modelos de veículos 100% elétricos na China até 2027.

Ao mesmo tempo, a empresa planeja reduzir a capacidade de produção de carros a gasolina. Em 25 de julho, a Honda anunciou que fechará uma fábrica da joint venture localizada em Guangzhou em outubro deste ano, e outra fábrica localizada em Wuhan suspenderá a produção a partir de novembro deste ano, reduzindo assim a capacidade anual de produção de carros a gasolina na China de 1,49 milhão para 1 milhão de veículos.

Fonte: yicai.com