Tecnologia

China divulga 12 instalações e plataformas de pesquisa nuclear, incluindo avançado reator de pesquisa

China divulga 12 instalações e plataformas de pesquisa nuclear, incluindo avançado reator de pesquisa
Fonte da imagem: Erik_AJV/ Adobe Stock

A Agência Nacional de Energia Atômica da China informou em 16 de setembro, durante a 68ª Assembleia Geral da Agência Internacional de Energia Atômica realizada em Viena, sobre a abertura e compartilhamento de instalações de pesquisa nuclear do país, incluindo o Reator de Pesquisa Avançada da China, para todos os países do mundo e o Sul Global.

Em um evento paralelo, no qual participaram aproximadamente 200 funcionários governamentais, representantes de empresas e especialistas de dezenas de países, chineses apresentaram 12 instalações e plataformas de pesquisa nuclear. Essas instalações abrangem diversas áreas, como pesquisa básica nuclear, teste de irradiação de materiais e componentes, produção e preparação de isótopos, hidráulica térmica de reatores, simulação de ambientes nucleares e teste de equipamentos nucleares, tratamento e descarte de resíduos radioativos, e pesquisa experimental de fusão nuclear.

Até agora, a China já estabeleceu oito centros de colaboração da Agência Internacional de Energia Atômica, além de mecanismos de cooperação de pesquisa e desenvolvimento de ciência e tecnologia nuclear sólidos com França, Rússia e a União Europeia. A China cooperou com países em desenvolvimento, como Tailândia, Indonésia, Paquistão, Argélia, Gana e Nigéria, na construção local de uma série de instalações de pesquisa nuclear e laboratórios conjuntos.

Segundo Liu Jing, vice-diretor da Agência Nacional de Energia Atômica, a China está disposta a trabalhar com todas as partes para construir um ambiente internacional de desenvolvimento científico e tecnológico aberto, justo, imparcial e não discriminatório, compartilhar plataformas de recursos tecnológicos avançados.

As 12 instalações e plataformas de pesquisa nuclear da China, incluem:

  • Reator de Pesquisa Avançada da China, uma das principais fontes de nêutrons do mundo.
  • Reator de Neutrons Microscópicos, que pode ser amplamente utilizado para análise de ativação de nêutrons, teste de instrumentos e medidores nucleares, produção de radioisótopos e treinamento de operadores de reatores.
  • Reator 49-2 de Piscina, que pode realizar testes de irradiação de materiais e combustíveis e pesquisas de aquecimento a baixa temperatura.
  • Reator de Piscina de Teste, que pode ser usado para realizar atividades de pesquisa científica e produção, como testes de irradiação de materiais a baixas taxas de dose, dopagem de silício monocristalino por irradiação, produção de radioisótopos por irradiação e treinamento de operadores de usinas nucleares.
  • O Laboratório subterrâneo de Disposição de Resíduos de Alta Radioatividade Beishan da China, um dos laboratórios subterrâneos mais importantes do mundo em termos de escala, funcionalidade e participação.
  • O dispositivo Tokamak mais avançado e de maior escala projetado e construído independentemente pela China, conhecido como o novo “Sol Artificial” da China.
  • A Plataforma de Simulação de Ecologia Radioativa e Ambiental, que pode simular o comportamento de migração de radionuclídeos em ambientes correspondentes e fornecer suporte técnico para avaliações de impacto ambiental de instalações nucleares.
  • O Beijing Radioactive Ion Beam Facility (BRIF), o único dispositivo de separação de feixes radioativos isotópicos em operação na Ásia, composto principalmente por um acelerador de ciclotron de prótons de alta intensidade de 100 MeV, um separador isotópico on-line, um acelerador linear supercondutor e outros componentes.
  • A Plataforma Compartilhada de Hidráulica Térmica e Segurança, que inclui várias instalações experimentais, como dispositivos de teste de hidráulica térmica a alta temperatura e alta pressão, plataformas de teste de sistemas de segurança passivos e plataformas de teste de acidentes graves.
  • As Instalações de Teste de Equipamentos Nucleares, que podem realizar testes de qualificação e pesquisa de confiabilidade.
  • A Plataforma de Teste de Desempenho Estrutural da Capa de Segurança de Concreto Armado Pré-Estresse, que possui o maior modelo de capa de segurança de concreto armado pré-esforçado do mundo.
  • O Dispositivo de Teste Integrado de Hidráulica Térmica da Capa de Segurança, que pode ser usado diretamente para pesquisas e testes de validação, como o comportamento hidráulico térmico em grandes espaços da capa de segurança.

Fonte: caea.gov.cn