Um relatório publicado recentemente pela Academia Chinesa de Informação mostrou que, em 2023, o tamanho da economia digital da China atingiu RMB 53,9 trilhões (aproximadamente US$7,6 trilhões). Segundo o “Relatório de Pesquisa sobre o Desenvolvimento da Economia Digital da China (2024)”, a participação da economia digital chinesa no PIB nacional atingiu 42,8%, um aumento de 1,3 pontos percentuais em relação ao ano anterior, e a contribuição do crescimento da economia digital para o crescimento do PIB foi de 66,45%, apoiando efetivamente o crescimento econômico estável.
A economia digital da China entrou em um ciclo de desenvolvimento acelerado, com seu tamanho crescendo de RMB 11,2 trilhões em 2012 para RMB 53,9 trilhões em 2023, uma expansão de 3,8 vezes em 11 anos. O crescimento do tamanho da economia digital de RMB 10 trilhões para RMB 30 trilhões levou cerca de seis anos, enquanto o crescimento de RMB 30 trilhões para RMB 50 trilhões levou apenas cerca de quatro anos.
Para desenvolver a economia digital, é necessário promover de forma colaborativa a digitalização da indústria e a industrialização digital. A digitalização da indústria, que é a fusão profunda da economia digital com a economia real, é o “campo de batalha principal” para o desenvolvimento da economia digital.
O relatório mostra que a proporção de industrialização digital e digitalização da indústria evoluiu de aproximadamente 3:7 em 2012 para cerca de 2:8 em 2023. Em 2023, a industrialização digital e a digitalização da indústria representaram, respectivamente, 18,7% e 81,3% da economia digital, demonstrando um papel de capacitação e capacidade de fusão ainda mais forte da economia digital.
Em 2023, a escala da industrialização digital na China foi de RMB 10,09 trilhões, com um crescimento nominal de 9,57% em relação ao ano anterior, superior à taxa de crescimento nominal da economia digital no mesmo período. Isso indica que a industrialização digital acumulou uma forte capacidade de suporte técnico para o desenvolvimento contínuo e de alta qualidade da economia digital.
No ano passado, a participação da economia digital nos valores adicionados das indústrias primária, secundária e terciária (denominada “taxa de penetração da economia digital”) foi de 10,78%, 25,03% e 45,63%, respectivamente. A taxa de penetração da economia digital na indústria secundária cresceu mais do que na indústria terciária pela primeira vez.
Desde 2023, o desenvolvimento da economia digital em várias regiões apresentou algumas novas características, com regiões que possuem uma base econômica sólida e forte capacidade de inovação tecnológica, alcançando um desenvolvimento mais rápido, melhor e mais resiliente na economia digital.
Em 2023, 18 províncias, incluindo Guangdong, Jiangsu, Shandong, Zhejiang, Xangai, Fujian, Pequim, Hubei, Sichuan, Henan, Hebei, Hunan, Anhui, Chongqing, Jiangxi, Liaoning, Shaanxi e Guangxi, tiveram uma economia digital superior a RMB 1 trilhão, um aumento de uma província em relação ao ano anterior.
Em termos de proporção, em 2023, as províncias de Pequim, Xangai, Tianjin, Fujian, Zhejiang e Guangdong tiveram uma participação da economia digital no PIB superior a 50%, com o desenvolvimento da economia digital em Pequim e Xangai se aproximando dos níveis de países desenvolvidos como os da Europa e dos EUA.
O relatório indica que a taxa de retorno do capital digital está em contínua ascensão, enquanto a taxa de retorno do capital tradicional está em declínio, tornando-se uma tendência. Desde 2019, a contribuição do investimento de capital para o crescimento econômico foi ajustada para 37,8%, enquanto a contribuição do trabalho caiu para 19%. A contribuição do crescimento da produtividade total dos fatores atingiu 43,2%, formando uma situação de desenvolvimento liderada pela inovação. A contribuição da taxa de crescimento da produtividade total dos fatores da economia digital foi de 22,5%.
Fonte: yicai.com