Uma “onda verde” de baixo carbono e ambientalmente amigável está surgindo nas ruas chinesas, e uma série de “transformações e transições verdes” no setor de transporte tem avançado rapidamente.
Os cidadãos estão cada vez mais inclinados a optar por “veículos verdes”. Diversas localidades estão acelerando a eletrificação e a utilização de hidrogênio no transporte público, equipando táxis e ônibus com um motor de “núcleo verde”. A taxa de penetração de vendas de veículos novos de energia nova já chegou a 51,10%.
De acordo com as últimas estatísticas da Associação Chinesa de Circulação de Automóveis, as vendas mensais de veículos de passeio novos de energia nova na China superaram pela primeira vez as de veículos de passeio movidos a combustível fóssil. Analistas consideram isso um marco importante na transformação verde da indústria automotiva global.
Dados da Associação Chinesa de Ciclismo mostram que atualmente mais de 100 milhões de pessoas no país andam de bicicleta regularmente ou utilizam a bicicleta como meio de transporte. A evolução da tecnologia energética também proporcionou aos entusiastas do ciclismo mais opções de transporte ecológico. Em locais como Nanjing, na província de Jiangsu, Lin-gang, em Xangai, e Lijiang, em Yunnan, já é possível ver várias bicicletas movidas a hidrogênio nas ruas.
O transporte é um dos principais setores de consumo de energia e emissão de gases de efeito estufa. Dados do Ministério dos Transportes da China mostram que, atualmente, o transporte representa cerca de 17% da estrutura de consumo de energia na China. Os combustíveis fósseis representam mais de 95% do consumo de energia no transporte, o que revela um enorme potencial para o desenvolvimento de energias verdes.
O “Plano de Desenvolvimento da Indústria de Veículos Novos de Energia de Hefei para o 14º Plano Quinquenal”, publicado em 2022, mostra que até 2025, 10 estações de abastecimento de hidrogênio serão construídas, com um sistema de fornecimento de combustível de hidrogênio sendo ordenadamente estruturado, e a aplicação de 500 veículos movidos a células de combustível será promovida. A partir do planejamento local, pode-se ver que esta cidade localizada na parte central da China, conhecida por sua inovação científica, está se preparando para receber mais veículos movidos a hidrogênio e estações de abastecimento de hidrogênio nas ruas.
Cada vez mais cidades chinesas estão explorando novos modelos de transporte verde. Em locais como Pengzhou, em Chengdu, e Lishui, em Nanjing, ônibus movidos a hidrogênio já estão operando livremente, enquanto a cidade de Karamay, em Xinjiang, incluiu a primeira linha de ônibus de hidrogênio em seu planejamento para este ano.
A China tem mantido uma determinação firme em reduzir emissões ao longo dos anos, insistindo em integrar o conceito de desenvolvimento verde em todo o desenvolvimento econômico e social.
A terceira plenária do 20º Congresso do Partido Comunista da China definiu o objetivo geral de aprofundar ainda mais as reformas, destacando que “focar na construção de uma China mais verde e acelerar a transformação verde abrangente do desenvolvimento econômico e social” é uma parte importante desse processo.
A China tem promovido ativamente o conceito de “transporte verde” para o público há quase 20 anos. O “Plano de Ação para o Transporte Verde”, lançado em 2019, propôs de forma mais clara várias medidas, como “elevar o nível de equipamentos de transporte verde” e “cultivar vigorosamente a cultura do transporte verde”.
O “Relatório de Pesquisa sobre a Consciência do Público Chinês em Relação ao Baixo Carbono e Comportamentos de Baixo Carbono”, publicado em 2023, mostra que o público chinês tem um alto nível de conhecimento sobre mudanças climáticas e vida de baixo carbono, com taxas de 81,1% e 86,7%, respectivamente.
Fonte: news.cn