Não faz muito tempo que os produtos de marcas estrangeiras, representados pelos eletrodomésticos japoneses, eram geralmente a primeira escolha dos consumidores. No entanto, em apenas alguns anos, os eletrodomésticos chineses concluíram a “contra-ofensiva” no mercado japonês de eletrodomésticos. Segundo notícias, mais de 90% dos eletrodomésticos importados pelo Japão provêm da China.
Recentemente, o Nikkei Asian noticiou que entre as fontes de importação do Japão, mais da metade das importações de 1.406 categorias de produtos provêm da China, enquanto os Estados Unidos apenas têm 567 categorias. Analistas acreditam que isto reflete a elevada dependência da cadeia de abastecimento japonesa da China.
Produtos como computadores portáteis, ar-condicionado, peças e componentes de produtos mecânicos, produtos químicos orgânicos, metais raros e terras raras são as categorias com maior concentração de importações. A China é também o principal fornecedor de fósforo, matéria-prima para a produção de fertilizantes no Japão.
Com a qualidade e vantagens de custo dos seus produtos, empresas chinesas tentam reconfigurar o mercado japonês, que é dominado por marcas locais. Na loja Bic Camera de Yurakucho, uma grande cadeia de lojas de eletrodomésticos no Japão, existem frigoríficos, máquinas de lavar roupa e outros eletrodomésticos chineses expostos nas prateleiras da seção de eletrodomésticos.
Dados da Euromonitor International mostram que, no mercado japonês de frigoríficos, as marcas chinesas têm uma quota de 28%, quase o dobro do que era há dez anos. O frigorífico de marca própria desenvolvido conjuntamente pela Bic Camera e a Haier tornou-se um produto de sucesso.
As marcas chinesas de televisões também são populares. Segundo as notícias, no mercado japonês de televisores, os dados mostram que a quota de mercado combinada da Hisense e da TCL no mercado japonês de televisores de tela plana aumentou para 21,4% em 2023, quase o dobro em quatro anos. A quota de mercado da Hisense superou a do gigante japonês Sony, ficando em terceiro lugar.
Os analistas acreditam que, embora muitos idosos japoneses ainda tenham uma “fé inabalável” nas marcas nacionais, os jovens japoneses estão gradualmente a mudar para as marcas chinesas. A Hisense e a TCL, por exemplo, têm alta popularidade entre os jovens japoneses, enquanto a maioria dos usuários da Panasonic, Toshiba, Sharp e Sony têm mais de 40 anos.
Os dados da Industrial Online mostram que, de janeiro a fevereiro de 2024, as exportações acumuladas de ar condicionado para uso doméstico da China para o Japão atingiram 749.000 unidades, um aumento de 11,0% em relação ao mesmo período do ano anterior.
As exportações de máquinas de lavar roupa para o Japão atingiram 890.000 unidades, um aumento de 9,1% em relação ao mesmo período do ano anterior. As exportações de pequenos eletrodomésticos atingiram 3,534 milhões de unidades, um aumento de 10,5% em relação ao mesmo período do ano anterior. As exportações acumuladas de geladeiras e freezers para o Japão atingiram 767.000 unidades, um aumento de 16,2% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Ao longo de muitos anos anteriores, os produtos fabricados no Japão, incluindo eletrodomésticos, sempre foram sinônimos de qualidade. A compra de panelas de arroz elétricas e assentos de vaso sanitário por turistas chineses no Japão tornou-se um fenômeno social típico, e os requisitos de qualidade das empresas japonesas também se tornaram um exemplo a ser seguido por muitas empresas. No entanto, em menos de dez anos, a produção chinesa e a produção japonesa já mudaram de posição.
No décimo aniversário da Xiaomi, Lei Jun disse em seu discurso que inicialmente ficou surpreso ao ver muitos turistas chineses comprarem panelas de arroz no Japão. Então, decidiu criar uma panela melhor e vender para o Japão. Após o lançamento da arrozeira, a Xiaomi realizou um teste cego nas ruas do Japão, e o resultado mostrou que 60% das pessoas achavam que a arrozeira da Xiaomi fazia arroz mais saboroso. Isso pode ser um exemplo da mudança na tendência de consumo. Até agora, as marcas chinesas de eletrodomésticos, incluindo Haier, Hisense, TCL e muitas outras, tornaram-se as principais nas lojas de eletrodomésticos japonesas.
Não apenas os produtos chineses de eletrodomésticos entram no mercado japonês, mas também as marcas chinesas de eletrodomésticos estão se estabelecendo no mercado japonês por meio de fusões e aquisições. Em 2012, os negócios de máquinas de lavar roupa e geladeiras domésticas da Sanyo foram adquiridos pelo Grupo Haier.
Em 2016, a Toshiba vendeu seus negócios de eletrodomésticos da linha branca para o Grupo Midea. Em 2018, a japonesa vendeu seus negócios de televisores para o Grupo Hisense, e em 2021, a Hisense Home Appliances concluiu a aquisição da Sanden Holdings do Japão. Por outro lado, as marcas chinesas de eletrodomésticos também estão cooperando com as marcas japonesas para desenvolver conjuntamente.
Vários fatores contribuíram para a contra-ofensiva das marcas chinesas no mercado japonês. Primeiro, o nível de inovação da produção chinesa, incluindo os eletrodomésticos chineses, continua a aumentar. Em segundo lugar, as mudanças no ambiente japonês e o desenvolvimento da era da Internet, bem como o constante aprimoramento do ecossistema do comércio eletrônico transfronteiriço, proporcionaram oportunidades consideráveis para os eletrodomésticos chineses entrarem no mercado japonês.
Fonte: news.hea.cn