Tecnologia

Cientistas chineses relatam progresso em pesquisa a bordo de estação espacial

Cientistas chineses
Imagem via Xinhua

Cientistas chineses fizeram recentemente várias descobertas científicas relacionadas a ligas refratárias de alto desempenho, resultantes de experimentos conduzidos a bordo da estação espacial em órbita da China, revelou o Centro de Tecnologia e Engenharia para Utilização do Espaço da Academia Chinesa de Ciências.

A pesquisa, liderada por uma equipe da Universidade Politécnica do Noroeste da China (NPU), representa um avanço substancial no estudo teórico da ciência de materiais espaciais. Ligas refratárias de alto desempenho são materiais metálicos raros com pontos de fusão superiores a 2.000 graus Celsius.

Desde abril de 2021, mais de 10 tipos de amostras de ligas refratárias de alto desempenho preparadas pela equipe de pesquisa foram submetidas a seis rodadas de experimentos em órbita no gabinete de experimentos sem contêiner da estação espacial. O gabinete pode manter as amostras em estado de suspensão para evitar possíveis mudanças de forma causadas pelo contato com a superfície do contêiner.

Experimentos foram conduzidos sob essas condições de microgravidade, incluindo experimentos relacionados à levitação eletrostática, solidificação, aquecimento e fusão, e a determinação das propriedades termofísicas das ligas refratárias.

“Através da nossa análise das amostras retornadas, determinamos as propriedades chave das ligas refratárias a temperaturas ultra-altas, e nossos resultados incluem uma série de novas descobertas de importante valor científico”, disse Wang Haipeng, membro da equipe de pesquisa e professor da NPU.

Tradução: Mei Zhen Li
Fonte: Xinhua