O vice-presidente do Brasil Geraldo Alckmin se reuniu com o vice-presidente da China, Han Zheng, nesta quinta-feira, 6, em Pequim, na sétima reunião do Comitê de Coordenação e Cooperação de Alto Nível China-Brasil (COSBAN). As autoridades co-presidiram o evento.
Alckmin destacou que as relações entre Brasil e China transcendem o âmbito bilateral, possuindo significado estratégico e influência global. Ele afirmou que o Brasil valoriza o desenvolvimento das relações com a China e que deseja aproveitar o 50º aniversário do estabelecimento de laços diplomáticos e o 20º aniversário do mecanismo COSBAN como um novo ponto de partida para fortalecer a comunicação e a coordenação.
Alckmin também declarou que o Brasil está disposto a cooperar estreitamente com a China em plataformas multilaterais, como as Nações Unidas, o G20 e o BRICS, para defender o multilateralismo de maneira conjunta.
Alckmin também cumpriu uma agenda de compromissos, em um encontro com a presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento (NDB), Dilma Rousseff. Além disso, se encontrou com empresas chinesas, como a rede de cafeterias Luckin Coffee, que comprará café brasileiro.
Durante o encontro da COSBAN, o vice-presidente chinês, Han Zheng destacou que, sob a orientação estratégica dos dois chefes de Estado, China e Brasil têm apoiado mutuamente os interesses centrais de cada nação, promovendo a cooperação de ganho mútuo, fortalecendo a confiança política e a coordenação estratégica.
Han ressaltou que a cooperação em diversas áreas, como economia, comércio e aeroespacial, tem gerado resultados tangíveis, servindo como exemplo de colaboração Sul-Sul. Ele enfatizou que China e Brasil, como importantes membros do BRICS, compartilham amplos interesses comuns e que a China valoriza as relações bilaterais com o Brasil, considerando-as uma prioridade diplomática.
O Vice-Presidente chinês chamou a atenção para a necessidade de intensificar a comunicação estratégica e aprofundar a amizade e a cooperação pragmática entre os dois países.
Na reunião, Han e Alckmin ouviram apresentações dos chefes de departamentos relevantes dos dois países sobre temas como comércio, nova industrialização, relações políticas, agricultura e pecuária, políticas financeiras e infraestrutura. Além disso, discutiram os relatórios de trabalho de 11 subcomitês e do Conselho Empresarial China-Brasil, elogiando os resultados positivos alcançados na cooperação em várias áreas.
Tradução: Mei Zhen Li
Fonte: Xinhua