Em 2 de maio, a China National Offshore Oil Corporation (CNOOC) anunciou que o campo de gás “Deep Sea No.1”, o primeiro campo de gás de águas profundas explorado e desenvolvido pela própria empresa a uma profundidade de 1500 metros, continua a produzir de forma consistente, ultrapassando a marca de 8 bilhões de metros cúbicos de gás natural e mais de 800 mil metros cúbicos de óleo condensado produzidos.
O campo de gás “Deep Sea No.1” está localizado no sudeste da ilha de Hainan, com reservas de gás natural comprovadas de mais de 100 bilhões de metros cúbicos, com a maior profundidade da água superior a 1500 metros e a maior profundidade do poço superior a 4000 metros. O campo entrou em operação em 25 de junho de 2021, operando a primeira plataforma de produção e armazenamento de petróleo de águas profundas semissubmersível do mundo, com capacidade para 100.000 toneladas, chamada de Estação de Energia “Deep Sea No.1”.
De acordo com informações, a equipe de operações offshore do campo de gás “Deep Sea No.1” da CNOOC estabeleceu um sistema técnico completo de operações de produção de campos de gás de águas profundas, resolvendo vários desafios da indústria que afetam a produção segura e estável do campo.
A segunda fase do projeto “Deep Sea No.1” está em construção acelerada. A Estação de Energia “Deep Sea No.1” será atualizada de acordo com as necessidades da construção da segunda fase, adicionando unidades de controle, equipamentos de conexão de cabos umbilicais e dispositivos de injeção de produtos químicos. Após a conclusão da reforma, a Estação de Energia “Deep Sea No.1” se tornará o centro de controle do maior grupo de campos de gás de águas profundas da China, com capacidade de controle de 23 poços de gás de águas profundas e dois sistemas de produção submarina.
Fonte: finance.people.com.cn
Imagem principal: Pu Xiaoxu/ Xinhua