Após adquirir as fábricas da GAC FCA e da GAC Mitsubishi, a fabricante chinesa de veículos elétricos, GAC Aion, terá uma capacidade de produção anual de 600.000 veículos.
Recentemente, o conselho de administração do Grupo GAC aprovou uma resolução concordando em transferir 100% das ações da Hunan Zhixiang Automobile Management (a antiga GAC Mitsubishi ) para a GAC Aion, com o preço de transferência sendo determinado em RMB 191 milhões com base no relatório de avaliação de ativos relevante.
De acordo com o plano, após assumir a fábrica da GAC Mitsubishi, a GAC Aion iniciará a produção em massa em junho deste ano, e a capacidade de produção anual da GAC Aion também atingirá 600.000 veículos. Dados públicos mostram que as vendas da GAC Aion em 2023 foram de 480.000 veículos, um aumento de 77% em relação ao ano anterior.
Em março deste ano, a GAC Mitsubishi mudou seu nome para Hunan Zhixiang Automobile Management, com a saída da Mitsubishi Motors Corporation e da Mitsubishi Corporation da lista de acionistas, e a empresa expandiu seu escopo de negócios para incluir a venda de veículos de nova energia e serviços de estacionamento.
Além de adquirir 100% das ações da Hunan Zhixiang, também será necessário injetar RMB 1,858 bilhão na empresa. De acordo com o anúncio, esses fundos serão financiados pela própria GAC Aion. O total desses dois investimentos é de RMB 2,049 bilhões.
O Grupo GAC afirmou que essa ação, por um lado, pode maximizar a utilização dos ativos principais da GAC Mitsubishi, resolver os gargalos de capacidade de produção da GAC Aion, economizar tempo e custos de construção de novas fábricas. Por outro lado, também pode evitar a dissolução e liquidação da GAC Mitsubishi, proteger os direitos dos consumidores e ajudar os funcionários a encontrar novos empregos.
Em outubro de 2023, a reestruturação da GAC Mitsubishi atraiu ampla atenção. Na época, o Grupo GAC anunciou que planejava implementar uma reestruturação, incluindo ajustes de participação acionária na GAC Mitsubishi e na GAC Mitsubishi Sales Company, com os acionistas contribuindo para quitar dívidas, sendo que o Grupo GAC contribuiria com até RMB 1,577 bilhão.
Fonte: yicai.com
Imagem principal: Denghua/ Xinhua