Empreendedorismo

Hainan Haiqi Transportation planeja “pressionar preço” em aquisição da Hainan Tourism Duty-Free

Hainan Haiqi Transportation
Fonte da imagem: Guo Cheng/ Xinhua

A empresa chinesa de transporte Hainan Haiqi Transportation Group emitiu um comunicado anunciando que planeja emitir ações e pagar em dinheiro para adquirir 100% das ações da Hainan Tourism Duty-Free detidas pela Hainan Tourism Investment. O preço da transação para a compra dos ativos é de RMB 2,037 bilhões.

Desde maio de 2022, a Hainan Haiqi Transportation Group planeja adquirir a Hainan Tourism Duty-Free. Devido ao desempenho inferior ao esperado da Hainan Tourism Duty-Free, a Hainan Haiqi Transportation Group ajustou repetidamente o plano de reestruturação, e a faixa de avaliação dos ativos-alvo da transação também foi reduzida de RMB 5 a 6 bilhões para RMB 1,8 a 2,5 bilhões.

A queda repetida na avaliação da Hainan Tourism Duty-Free também reflete a intensa competição no mercado duty-free de Hainan. Com um número crescente de empresas obtendo licenças para operar lojas e shoppings duty-free, a entrada da Hainan Haiqi Transportation Group também está recebendo atenção da indústria.

De acordo com os dados divulgados pela Hainan Haiqi, a receita, o lucro bruto e o lucro líquido previstos para a Hainan Tourism Duty-Free em 2023 eram de RMB 5,008 bilhões, RMB 1,033 bilhão e RMB 198 milhões, respectivamente. No entanto, a Hainan Tourism Duty-Free alcançou apenas RMB 3,94 bilhões, RMB 786 milhões e RMB 139 bilhões, respectivamente. Em termos de receita, lucro bruto e lucro líquido (lucro líquido contábil), o que corresponde a taxas de realização de apenas 78,67%, 76,06% e 70,25%.

Além disso, em 2023, a Hainan Tourism Duty-Free teve uma perda cambial de RMB 37,38 milhões. Após a exclusão do ganho ou perda cambial, a taxa de realização do lucro líquido também foi inferior a 90%.

Apenas olhando para a avaliação da Hainan Tourism Duty-Free, desde que a Hainan Haiqi lançou o plano de reestruturação em maio de 2022, a avaliação da Hainan Tourism Duty-Free caiu 60% em quase dois anos. A queda na avaliação da Hainan Tourism Duty-Free também reflete indiretamente a competição cada vez mais acirrada no mercado duty-free de Hainan.

Até o momento, o número de centros duty-free em Hainan aumentou para 12, incluindo empresas como China Duty Free Group, Shenzhen Duty Free, e Wangfujing Group. Entre elas, a China Duty Free Group possui 6 centros duty-free na província de Hainan.

A China Duty Free Group ainda é a principal empresa de duty-free na província, e outras empresas de duty-free enfrentam uma grande pressão competitiva e não conseguem competir com ela. Além disso, o fato de a Hainan Tourism Duty-Free ter lojas apenas em Hainan, onde o mercado de consumo é relativamente pequeno e a limitação do espaço de distribuição, levou à queda adicional de sua avaliação.

Em relação ao propósito da aquisição, o anúncio mostra que, antes desta aquisição, o principal negócio da Hainan Haiqi era o transporte de passageiros por automóvel, o desenvolvimento e operação de estações de automóveis, serviços automotivos integrados e turismo de transporte. O principal negócio da empresa-alvo desta reestruturação é a venda de produtos duty-free, e essa aquisição ajudará a Hainan Haiqi a se transformar de uma empresa de transporte tradicional em uma empresa de turismo abrangente listada, incluindo o negócio duty-free.

Fonte: bbtnews.com.cn
Imagem principal: Guo Cheng/ Xinhua