A Changan Automobile e a NIO assinaram um acordo de cooperação comercial de troca de bateria em Chongqing, na província de Sichuan, no qual os dois lados irão cooperar em quatro áreas, incluindo a promoção do estabelecimento de padrões de baterias de troca, a construção e o compartilhamento de redes de troca e substituição de bateria, a pesquisa e o desenvolvimento de modelos de troca de bateria de veículos elétricos e o estabelecimento de um mecanismo eficiente de gerenciamento de ativos de baterias.
De acordo com a Aliança do setor de tecnologia de carregamento de veículos elétricos da China, em outubro de 2023, a China terá 3.220 estações de troca de bateria para carros elétricos. Dessas, a NIO investe e opera a maioria delas, possuindo 2.113 estações em todas as províncias da China.
“Depois que o padrão nacional for estabelecido, mais e mais empresas participarão no investimento de estações de troca de bateria, o investimento nessa tecnologia se concentrará e a uniformidade será aprimorada; em nível nacional, as estações de troca de bateria receberão consideração abrangente para evitar desperdício e se tornarão um excelente investimento em construção de infraestrutura. O padrão nacional pode até mesmo ser transformado em um padrão internacional, que pode ser promovido globalmente, criando liderança internacional”, disse Zhang Junyi, sócio-gerente da Oliver Wyman.
Comutação de energia torna-se o novo consenso do setor
Cada vez mais empresas automobilísticas e até mesmo empresas da cadeia industrial têm aumentado o investimento no campo da troca de energia. Atualmente, a Geely, a CATL, a SAIC RISING AUTO e outras empresas estão desenvolvendo o negócio de troca de bateria, algo que tem sido amplamente valorizado nos últimos dois anos.
Liu Chen, gerente-geral do centro de desenvolvimento de usuários de automóveis da RISING AUTO, afirmou que a troca de bateria é uma ferramenta de alavancagem financeira, que pode reduzir o custo de compra de carros para os proprietários de automóveis. Os proprietários de veículos podem optar por comprar o veículo inteiro com bateria para propulsão inclusa, mas também podem escolher comprar veículo elétrico sem bateria para propulsão inclusa.
Espera-se que o negócio de troca de energia ajude as empresas de automóveis a obter muitos benefícios indiretos, incluindo BaaS (Battery as a Service), aluguel de baterias sob demanda, melhoria da taxa de retenção de valor de carros de segunda mão e aumento da reciclagem de baterias.
Para a segurança da bateria, o método da troca de bateria também pode melhorar a segurança veicular. As estações de troca de bateria centralizam o monitoramento, a manutenção e o gerenciamento das baterias, o que pode aumentar a vida útil da bateria de forma eficaz.
A troca de bateria para veículos elétricos também tem fortes efeitos externos, como a redução da pressão sobre a rede elétrica. A pressão excessiva sobre a rede elétrica durante o período de pico de carga é um dos fatores que restringem a liberação em larga escala de estações de superalimentação, enquanto o modo de troca de bateria pode ajustar o tempo de carga lenta centralizada das baterias de acordo com a demanda, o que é mais popular entre as redes elétricas regionais e pode reduzir efetivamente a pressão sobre a rede elétrica.
Fonte: 36kr.com
Imagem principal: Átila Volgyi/Xinhua