Com a desaceleração do crescimento do mercado de aparelhos de limpeza doméstica da China, as principais empresas de aparelhos de limpeza estão acelerando sua internacionalização. A chinesa Ecovacs, por exemplo, acaba de abrir um escritório em Singapura.
“Singapura é uma ponte importante que conecta a Ásia e o mundo, e pode usar o centro de carga e lógistica do país de Sudeste Asiático como base para se comunicar com mercados importantes, como Europa, Austrália e Oriente Médio”, disse Qian Cheng, vice-presidente do Ecovacs Group e CEO da Ecovacs Robotics. Como centro de negócios do grupo no mercado do sudeste asiático, o escritório de Singapura impulsionará ainda mais o desenvolvimento de negócios globais da Ecovacs Robotics, segundo Qian Cheng.
De acordo com seu relatório financeiro e dados públicos, no primeiro semestre de 2023, a receita de negócios no exterior da marca Ecovacs cresceu 26,5% em relação ao ano anterior, e a da marca Tineco de lavadoras de piso e outros aparelhos inteligentes cresceu 24,2% em relação ao ano anterior. No terceiro trimestre deste ano, as receitas no exterior das marcas Ecovacs Robotics e Tineco cresceu 47% e 53% respectivamente em relação ao ano anterior, e a taxa de crescimento das receitas no exterior foram maiores do que a do crescimento geral da receita dos grupos.
Espera-se que o mercado de eletrodomésticos inteligentes da Ásia-Pacífico cresça a uma taxa de crescimento anual composta de 22% de 2023 a 2030. A Ecovacs começou a entrar no Sudeste Asiático em 2017, e a região da Ásia-Pacífico será seu principal mercado para uma maior globalização no futuro. A empresa vem expandindo sua linha de produtos no exterior, incluindo robôs varredores, limpadores de janelas, robôs purificadores de ar e robôs cortadores de grama inteligentes, além de lavadores de piso e produtos de cozinha e culinária. A empresa também fez parceria com plataformas de comércio eletrônico como Amazon, Shopee e Lazada para expandir sua participação no mercado de Cingapura, Vietnâ e Indonésia.
A fábrica de robôs de varredura da Beijing Roborock Technology em Huizhou entrou em produção este ano, e a nova fábrica fica perto da cadeia de suprimentos e do porto para facilitar a exportação. A Beijing Roborock expandirá ainda mais seus negócios de exportação, disse o presidente Quan Gang ao repórter em setembro deste ano. Ele percebeu que as marcas chinesas de robôs de varredura estão gradualmente se estabelecendo no mercado europeu quando participou a IFA (Feira Internacional de Eletrônicos de Consumo em Berlim), que aconteceu no início de setembro deste ano.
A pessoa responsável pela empresa Dreame também disse ao repórter na semana passada que o Dreame tem estabelecido no sudeste da Ásia, Rússia e nordeste da Europa, sudoeste da Europa. Em 2023, Dreame entrou nos Oriente Médio, África, Índia, América do Sul e outros mercados emergentes. De janeiro a julho de 2023, a receita de negócios no exterior da Dreame aumentou 110% em relação ao ano anterior. No futuro, a Dreame melhorará ainda mais sua participação nos mercados estrangeiros.
Fonte: finance.sina.cn
Imagem principal: PAOLO/ Adobe Stock