As importações de pneus do Brasil aumentaram 28% nos nove primeiros meses de 2023, chegando a US$1,4 bilhão, em comparação com o mesmo período do ano anterior. De acordo com os dados divulgados pela Secretaria de Comércio Exterior e mapeados pela Vixtra, fintech de comércio exterior, a China é um dos principais países exportadores de pneus para o Brasil, com 38% de participação, e um volume de US$141 milhões.
O Vietnã ficou logo atrás da China, exportando um volume de US$95 milhões nos nove primeiros meses de 2023 em comparação ao mesmo período de 2022, representando 14%. Em seguida veio a Índia (9%), os Estados Unidos (7%) e a Malásia (6%).
Ainda de acordo com o levantamento, o aumento foi impulsionado principalmente pela alta na demanda, que teve um crescimento de 36% no volume de pneus importados em peso, totalizando um aumento de 116 mil toneladas em relação ao mesmo período de 2022, chegando a um patamar de 443 mil toneladas. Aliado à forte demanda, uma ligeira queda de 5,7% nos preços pode ter contribuído com o resultado.
“Após uma retração em 2020 por causa da pandemia, o Brasil vem registrando um crescimento contínuo desde 2021, quando, dentre outras ações, o governo decidiu reduzir a alíquota de importação dessa classe de produtos”, explica Leonardo Baltieri, co-CEO da Vixtra. “Apesar do cenário ainda incerto e desafiador, a reabertura das economias globais, mesmo que de forma gradual, contribuiu para que tivéssemos um aumento na demanda”, prossegue.
No início do ano, o Comitê Executivo de Gestão (Gecex) da Câmara de Comércio Exterior (Camex) decidiu fixar uma tarifa de 16% para a importação de pneus de carga, revogando uma norma anterior que havia zerado a tarifa para a importação de cinco modelos do item. A despeito disso, a forte demanda impulsionou o crescimento nos meses posteriores.
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