O Índice de Desenvolvimento de Pequenas e Médias Empresas (PMEs) da China registrou um leve aumento de 0,2, alcançando 89,1 em junho, em comparação ao mês anterior. Esse resultado pôs fim a três meses consecutivos de declínio, à medida que as políticas do país para impulsionar a recuperação econômica começam a surtir efeito, conforme relatado pela Associação Chinesa de Pequenas e Médias Empresas (CASME).
Dentre os oito subíndices analisados no Índice de PMEs, seis deles apresentaram melhora em junho em relação a maio. Tanto o índice de mercado quanto o índice geral de insumos subiram 0,4 pontos em relação ao mês anterior, registrando o maior aumento entre os subíndices, o que reflete uma melhoria nas expectativas do mercado.
No que diz respeito às indústrias, cinco dos oito setores monitorados apresentaram crescimento em junho. O setor da construção liderou com um aumento de 0,4 pontos, seguido pelo setor industrial, que apresentou uma alta de 0,3 ponto.
Diante do cenário econômico atual, a CASME enfatizou a necessidade de a China implementar medidas mais eficazes para fortalecer o ímpeto de crescimento, otimizar a estrutura econômica e promover uma recuperação econômica sustentada.
A associação ressaltou que a China deve se esforçar para expandir a demanda efetiva, fornecer novos impulsionadores de crescimento às empresas e reduzir seus custos. Além disso, é importante promover a transformação e o aprimoramento das pequenas e médias empresas, impulsionando seu desenvolvimento de forma a atingir padrões de alta qualidade.
Tradução: Mei Zhen Li
Fonte: CNNB
Imagem principal: Itchaznong/ Adobe Stock