Tecnologia

Xiaomi avança em produção de carro elétrico e modelo poderá estar no mercado em 2024

Produção de carro elétrico

Após mais de seis meses sem falar sobre a marca Xiaomi Automobile publicamente, o CEO da Xiaomi Corporation, Lei Jun, compartilhou uma atualização de progresso que, segundo ele, “excede as expectativas”. Apesar dos problemas de licenciamento anteriores na China, a Xiaomi Automobile agora parece estar no caminho certo para a produção de veículos elétricos no próximo ano.

De acordo com um relatório recente do CnEVPost, o CEO da Xiaomi deu uma atualização do status do desenvolvimento da Xiaomi de veículos elétricos durante uma reunião de 5 de março na China, informando que o projeto está progredindo além das expectativas. Os protótipos passaram por testes e espera-se que a produção comece no primeiro semestre de 2024.

A equipe de P&D da Xiaomi Automotive consiste agora de mais de 2.300 pessoas. Lei informou que passa metade de seu tempo como CEO da corporação, focado especificamente no negócio de carros elétricos.

No verão passado, Lei disse que Xiaomi estava testando sua própria tecnologia de veículos elétricos e que o objetivo era estar no topo da indústria até 2024.

A montadora revelou desde então que seu primeiro modelo carro elétrico será um sedan equipado com LiDAR fornecido pela Hesai Technology, de Palo Alto, na Califórnia. O relatório aponta que imagens espiãs de um potencial Xiaomi EV estão começando a circular na plataforma de mídia social chinesa Weibo, mostrando um exterior aerodinâmico, embora camuflado.

Espera-se que o carro elétrico sedan comece com um preço em torno de 300.000 yuans (US$43.100). Com um início de produção a cerca de um ano de distância, provavelmente a empresa fará revelação oficial da Xiaomi Automotive nos próximos seis meses.

A Xiaomi Corp. é mais conhecida como uma empresa chinesa de eletrônicos baseada em uma plataforma Internet das Coisas (IoT) – atualmente especializada na fabricação de smartphones, aplicativos móveis, laptops e eletrodomésticos.

Em março de 2021, a empresa falou sobre planos para fabricar sua própria marca de veículos elétricos voltada para o mercado de massa na China.

Em setembro do mesmo ano, a corporação havia registrado oficialmente a Xiaomi Automotive como uma empresa de veículos elétricos, mas ainda estava procurando um parceiro experiente na fabricação de tais carros, para ajudá-la na transição da construção de smartphones para a fabricação de carros.

No final de 2021, a Xiaomi Automotive assinou um contrato para estabelecer todo o seu negócio automotivo no subúrbio de Yizhuang, em Pequim, que incluiria sua sede, P&D, e fabricação de veículos elétricos construídos em duas fases.

O co-fundador da Xiaomi Lei Jun prometeu investir cerca de US$ 10 bilhões durante a década para garantir que a Xiaomi Automotive pudesse entregar veículos elétricos a partir de 2024.

Pouco progresso tinha sido mostrado até aquele momento. Aconteceram também conversas entre a Xiaomi Automotive, com a marca automotiva de carros elétricos do Grupo BAIC, o BAIC BluePark New Energy Technology Co., para potencialmente construir carros elétricos em conjunto.

Agora, nove meses depois, o CEO da Xiaomi falou mais uma vez com o negócio de EV, mas sem nenhuma menção de co-branding.

Os veículos elétricos da Xiaomi estão programados para chegar no mercado no primeiro semestre de 2024 com condução autônoma de alto nível.

Fonte: Tech Sina