O mercado obrigacionista, que permite que terceiros, tais como corretoras, atuem como intermediários na negociação de títulos, começou a operar nas bolsas da China, em Xangai e Shenzhen, no dia 6 de fevereiro.
O novo mecanismo ajudará a aumentar a liquidez do mercado, garantir a eficiência das transações de títulos e estabilizar as operações de mercado, informou hoje o Shanghai Securities News.
As bolsas de Xangai e Shenzhen uniram-se aos mercados de títulos em todo o mundo para oferecer o mecanismo de negociação de títulos de mercado.
Os títulos têm baixa liquidez e preços de negociação escalonados. Ao oferecer preços de compra e venda, os criadores de mercado podem lucrar com o spread entre eles.
Através do alinhamento de compradores e vendedores suficientes, o intermediário é capaz de garantir que o volume de negociações seja suficientemente grande para que os investidores possam descarregar ou capturar os títulos rapidamente ao preço do formador de mercado.
“Quanto mais volátil o ambiente do mercado, maior o papel dos criadores de dinheiro no aumento da liquidez do mercado e na redução das oscilações de preços se torna aparente”, disse um trader do departamento de mercado financeiro de um banco.
“Uma vez que o sentimento de mercado se mantém, os criadores de mercado podem vender os títulos que têm em mãos a outros investidores a valores mais baixos”.
O salto nos rendimentos dos títulos poderia não ter sido tão alto durante a liquidação do mercado em novembro do ano passado se os criadores de mercado tivessem estado por perto para vender ordens de uma só vez e, desta forma, evitar as avaliações em espiral dos títulos, disse a pessoa.
Uma série de questões, tais como, como conectar os mercados interbancários e de câmbio, como encontrar fundos suficientes para empreender a criação de mercado e como estabelecer um modelo de lucro estável para os criadores de mercado, precisam ser tratadas urgentemente a fim de desenvolver ainda mais o mercado de títulos da China, disse o banqueiro de investimentos.
Os criadores de mercado precisam de suporte de liquidez, disse outro negociante. Ao enfrentar um mercado de títulos em enfraquecimento, os criadores de dinheiro precisam de muito dinheiro se quiserem estocar títulos e podem enfrentar perdas após a compra da dívida.
Mas um retorno estável ainda é alcançável, pois eles podem penhorar os títulos aos bancos para levantar liquidez, desde que os custos de financiamento sejam baixos, acrescentou ele.
O mecanismo de criação de mercado envolve principalmente títulos e os maiores investidores são os fundos de gestão de riqueza dos bancos, disse um banqueiro de investimentos, acrescentando que ele espera que o negócio se expanda para incluir mais tipos de dívidas em breve.
Algumas empresas de gestão de ativos de seguros estão tentando oferecer simultaneamente preços de compra e venda nos mercados de dívida para obter lucros com a diferença.
“Com dívidas estáveis e ampla liquidez, os fundos de seguro também podem desempenhar o papel de criadores de mercado no futuro”, disse um gerente de investimento em um fundo de seguro.
Fonte: STCN