O Índice de Gerentes de Compras (PMI, sigla em inglês) para o setor de manufatura da China chegou a 50,1 em janeiro, contra 47 em dezembro passado, voltando a expandir pela primeira vez desde setembro de 2022, dados do Escritório Nacional de Estatísticas do país (NBS, sigla em inglês) mostraram na terça-feira.
O PMI mede a saúde econômica do setor manufatureiro. Na repartição, o subíndice para grandes empresas ficou em 52,3 em janeiro, um aumento de 4 pontos percentuais em relação ao mês anterior.
A demanda no mercado de manufatura também recuperou, com o subíndice para novos pedidos ganhando 7 pontos percentuais de um mês antes para 50,9.
O subíndice de produção ficou em 49,8, 5,2 pontos percentuais acima de dezembro passado, segundo os dados.
O PMI oficial não-manufatureiro, que mede o sentimento empresarial nos setores de serviços e construção, subiu de 41,6 em dezembro para 54,4 em janeiro, atingindo o nível mais alto desde junho.
O PMI oficial é um indicador do sentimento entre os grandes operadores de fábrica, sendo 50 a linha entre expansão e contração.
Os dados são um dos primeiros indicadores do NBS de como a economia tem conseguido desde que a China otimizou sua estratégia COVID-19 e durante uma semana de feriado de Ano Novo chinês que terminou na sexta-feira.
O consumo de Ano Novo chinês foi 12,2% maior em comparação com o mesmo período do ano passado, enquanto as viagens de férias realizadas internamente na China aumentaram 74%. O aumento é reflexo da flexibilização das restrições à COVID 19.
Fonte: The Paper