A Exposição Internacional do Automóvel de Guangzhou acontecerá de 30 de dezembro a 8 de janeiro.
Segundo os organizadores, em uma declaração na terça-feira (13), o evento tem como objetivo apoiar a economia, reanimar a confiança na indústria e restaurar a produção nas fábricas de automóveis.
Espera-se que a decisão de reavivar o programa injetará nova vida no setor automotivo do continente, particularmente nos fabricantes de veículos elétricos, pois eles terão a oportunidade de exibir os últimos modelos e tecnologias, disseram os analistas.
“A maioria dos fabricantes de automóveis na China usa as feiras de automóveis para revelar novos modelos à medida que os eventos atraem muita atenção”, disse Chen Xiao, chefe executivo da Shanghai Yacheng Culture, um fornecedor de serviços de marketing e de marca.
“As feiras de automóveis de Guangzhou darão mais importância para o mercado de veículos elétricos (EV) no próximo ano, já que a confiança do consumidor provavelmente se recuperará na era pós-Covid”.
A Exposição Internacional do Automóvel de Guangzhou, uma das maiores feiras de automóveis da China, será realizada no final deste mês após uma mudança de política de covid zero do país.
O evento seria realizado no início de 18 a 27 de novembro, mas foi suspenso por causa de um surto de casos de coronavírus na capital da província de Guangdong, no sul da China.
Na quarta-feira passada, o gabinete da China publicou uma diretriz de 10 pontos que promete relaxar as limitações pandêmicas, tais como testes em massa, códigos de saúde e requisitos de quarentena centralizada para a maioria dos casos.
A flexibilização das medidas de prevenção do vírus abre caminho para que a segunda maior economia do mundo saia de sua estratégia de três anos de vacina zero, sob a qual os bloqueios em massa e as severas ordens de paralisação interromperam gravemente as atividades de fabricação e comerciais.
A Auto Guangzhou está entre as cinco maiores feiras de automóveis da China, juntamente com eventos em Xangai, Pequim, Chengdu e Chongqing.
Guangzhou é a base de várias montadoras de automóveis. A Toyota Motor do Japão e a Honda Motors montam veículos na região, enquanto a Upstart Xpeng fabrica EVs na cidade vizinha, Zhaoqing, uma das 11 cidades que compõem a Área da Grande Baía.
BYD, o maior vendedor no mercado de veículos elétricos da China, está sediada em Shenzhen, não muito longe de Guangzhou.
Cerca de 800 expositores, incluindo fabricantes de automóveis, fabricantes de componentes automotivos e empresas de tecnologia participarão do evento de 10 dias, que abrange um total de 200.000 metros quadrados no Complexo de Feiras de Importação e Exportação da China.
Os organizadores disseram que haviam sido feitos planos de contingência para proteger contra a variante Ômicron. Em 4 de novembro, os organizadores anunciaram que um ressurgimento nos casos Covid-19 os forçou a adiar o evento, mas não forneceram então uma nova data.
No final de agosto, o Chengdu Motor Show fechou com cinco dias de antecedência por causa de um surto de Covid-19. O evento havia atraído 128 marcas que exibiam 1.600 modelos.
O setor de veículos elétricos, um ponto brilhante na economia da China, mostrou alguns sinais de desaceleração nos últimos dois meses, já que uma queda no consumo – a relutância dos consumidores em esbanjar – afetou as vendas de carros movidos a bateria.
Enquanto isso, Tesla, o líder no segmento de veículos elétricos da China, suspenderá a produção de carros Modelo Y em sua Gigafactory em Xangai entre 25 de dezembro e 1º de janeiro.
Bem como parte de um corte planejado de 30% na produção de seu modelo mais vendido, de acordo com um relatório da Reuters.
Na semana passada, a Tesla começou a oferecer aos clientes chineses um desconto de 6.000 yuans (US$ 859) para impulsionar as vendas de seus veículos fabricados em Xangai, seis semanas após ter reduzido os preços em até 9,4%.
Fonte: NBD