O gigante automotivo chinês Zhejiang Geely Holding Group informou recentemente que investiu no fabricante britânico de carros de luxo Aston Martin Lagonda, adquirindo 7,6% das ações ordinárias da empresa, o que o torna o quinto maior acionista. A Empresa chinesa torna-se a 5ª maior acionista da montadora britânica de automóveis de luxo.
A Geely é proprietária da marca britânica de carros de luxo Lotus, e pretende expandir ainda mais seus negócios no setor de carros de luxo através da cooperação com a Aston Martin. A montadora chinesa não divulgou o valor da aquisição.
Daniel Li, CEO do Geely Holding Group, disse que eles “acreditam que com nosso histórico bem estabelecido e nossas ofertas de tecnologia, a Geely Holding pode contribuir para o sucesso futuro da Aston Martin”.
“Estamos ansiosos para explorar oportunidades potenciais de engajamento e colaboração com a Aston Martin enquanto ela continua a executar sua estratégia para alcançar crescimento sustentável a longo prazo e aumento da lucratividade”, disse Daniel Donghui Li, diretor executivo da Zhejiang Geely, em uma declaração.
Aston Martin é conhecida como a marca de carros conduzida por James Bond nos filmes 007. Seu volume de vendas para 2021 foi de cerca de 6.000 unidades. A marca britânica de luxo, na qual a Mercedes-Benz também investiu, visa utilizar a tecnologia da Geely para acelerar o desenvolvimento de veículos elétricos e tecnologia de auto-acionamento.
A Geely vendeu mais de 2,2 milhões de unidades em todo o mundo em 2021.
Começando com a aquisição da marca sueca de carros de luxo Volvo Cars da Ford Motor em 2010, a montadora chinesa se concentrou em fusões e aquisições. Quando assumiu uma participação na Proton Holdings da Malásia em 2017, também adquiriu a Lotus do Reino Unido, que era de propriedade da Proton.
A Geely começou a focar no negócio de carros de luxo. A montadora estabeleceu uma nova marca EV, a Polestar, em conjunto com a Volvo, com o objetivo de contrariar a Tesla dos EUA. A marca vendeu quase 30.000 unidades em 2021, com foco nas vendas nos mercados europeu e americano.
Um pouco de dispêndio
Em maio, a Geely investiu US$ 207 milhões para obter uma participação de 34% na Renault Coréia. Embora a mudança tenha ajudado ambas as partes – a Aston também se beneficia do investimento da Geely, pois certamente poderia usar mais capital ao enfrentar um empurrão na eletrificação – a mudança de Geely para obter uma parte da Renault Korea foi projetada para dar à empresa uma plataforma de lançamento para produzir veículos que ela possa vender nos Estados Unidos.
As duas empresas anunciaram em janeiro que planejam desenvolver um modelo híbrido, com a Renault fornecendo o projeto. A Renault Coréia se encarregará do desenvolvimento tecnológico, e a Geely fornecerá o sistema híbrido e a plataforma para veículos compactos Arquitetura Modular Compacta (CMA, sigla em inglês).
Fonte: Jiemian.com