Desde o 18º Congresso Nacional do Partido Comunista da China (PCC), em 2012, 150 grandes projetos de conservação de água foram concluídos. O investimento do país nesse tipo de projeto atingiu 6,66 trilhões de yuans (cerca de 966 bilhões de dólares americanos) na última década, segundo Zhang Xiangwei, um funcionário do Ministério de Recursos Hídricos.
O investimento apoiou um lote de projetos-chave de prevenção de inundações nas principais bacias hidrográficas e o trabalho de gestão de água em rios de pequeno e médio porte, facilitou a eliminação de riscos e o reforço de reservatórios, e financiou 54 projetos de desvio de água entre bacias e entre regiões.
A China está acelerando a construção de infraestrutura de água este ano e fez progressos notáveis em relação ao número de novos projetos iniciados, atraiu investimentos e empregos recém-criados, disseram as autoridades na conferência de imprensa, acrescentando que a construção da infraestrutura de água desempenhou um papel importante na estabilização do crescimento econômico e do emprego.
A China acelerou a construção da infraestrutura de conservação de água em 2022 em meio aos esforços para estabilizar a economia.
Até agora, este ano, 19 mil novos projetos de conservação de água estão passando por todo o país, disseram as autoridades chinesas.
Os investimentos concluídos em projetos de conservação de água também atingiram um novo recorde nos primeiros oito meses, subindo 63,9% ano após ano para 703,6 bilhões de yuans.
Em particular, foram feitos grandes avanços na reforma do sistema de investimento e gestão da conservação da água. Desde o início deste ano, o volume de empréstimos bancários e capital não governamental investido em projetos de conservação de água atingiu 238,8 bilhões de yuans, estabelecendo um novo recorde.
Segundo as autoridades, a construção de instalações de água desempenha um papel vital na criação de empregos, particularmente nas áreas rurais.
A construção de projetos de conservação de água criou enormes oportunidades de emprego, especialmente para os residentes rurais, acrescentou Zhang, observando que 1,91 milhão de empregos foram criados nos primeiros oito meses, incluindo 1,53 milhão para os residentes rurais.
Além disso, as instalações de água desempenharam um papel vital no controle de enchentes e no alívio de secas, melhorando a capacidade da China de lidar com desastres naturais, disseram as autoridades.
Durante a última década, a perda média anual causada pelas enchentes e desastres relacionados diminuiu de 0,57% do PIB para 0,31%, em comparação com a década anterior.
Em termos de atenuação da seca, os projetos de água forneceram 3,57 bilhões de metros cúbicos de água para as regiões médias e inferiores do vale do rio Yangtze, que continuou a sofrer com as altas temperaturas desde julho, desempenhando um papel vital para garantir água potável e água para irrigação.
Desde o 18º Congresso Nacional do Partido Comunista da China (PCC), em 2012, 150 grandes projetos de conservação de água foram concluídos. Durante a última década, o investimento da China em projetos de conservação de água atingiu 6,6 trilhões de yuans, cinco vezes maior do que na década anterior, disseram as autoridades.
Fonte: 21st Century Business Herald